Janeiro Branco: Prefeitura de Ipiaú realiza atividades em favor da saúde mental

No decorrer deste mês a Prefeitura de Ipiaú, através da Secretaria Municipal de Saúde , realiza uma extensa programação alusiva ao Janeiro Branco que se caracteriza por uma série de ações voltadas à conscientização, ao acolhimento e ao fortalecimento do cuidado em saúde mental.

No Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), serão realizadas atividades terapêuticas que fortalecem a importância da atividade física como aliada da saúde mental, além de expressões artísticas, a  exemplo de pintura de murais, pelos participantes das oficinas terapêuticas.

A coordenadora do CAPS,  psicologa Jéssica Bacelar, explica que  a arte e a pintura desempenham um papel significativo no cuidado emocional, atuando como ferramentas poderosas para expressão, processamento e alívio de emoções,  na expressão de sentimentos e no fortalecimento da autoestima. 

Também serão promovidos grupos terapêuticos com a temática do Janeiro Branco, estimulando o diálogo, a escuta e o cuidado coletivo. 

Rodas de conversa e grupos temáticos também fazem parte das ações do mês, abordando questões como emoções, afeto, respeito, autocuidado e valorização da vida, envolvendo usuários e familiares em espaços de diálogo e troca de experiências.

Entre as ações externas, será realizada uma Feira de Saúde na região do Tingui, zona rural, ampliando o acesso às orientações em saúde mental e aos cuidados integrais. 

Ao longo do mês, serão desenvolvidas salas de espera nas unidades e serviços de saúde, reforçando a importância da campanha e incentivando a população a cuidar da saúde emocional. 

As atividades do Janeiro Branco em Ipiaú serão finalizadas com uma Feira de Saúde na Praça Rui Barbosa, aberta à comunidade em geral, reafirmando o compromisso do município com a promoção da saúde mental, o cuidado humanizado e a construção de uma sociedade mais acolhedora e consciente. (José Américo Castro-Decom-PMI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.