Ricardo Ishmael lança livro e participa de bate-papo na 1ª Flipiaú

                 Jornalista e escritor debateu educação e lançou o livro ‘Quinca no mundo da lua’

O jornalista e escritor Ricardo Ishmael participou nesta sexta-feira (14) do painel “Reimaginando infâncias possíveis: a literatura no tratamento de temas sensíveis”, no último dia da 1ª Festa Literária de Ipiaú - Flipiaú. Recebido calorosamente pelo público que lotava o espaço O tempo é chegado, o apresentador do Jornal da Manhã (TV Bahia) ressaltou a importância da interiorização dos eventos literários, que tem percebido desde 2023.

“Isso faz com que o recurso chegue aos territórios, aos autores, às autoras e aos realizadores locais. Faz com que brotem dessas experiências futuros autores e futuras autoras. Com oficinas, encontros, olho no olho e conversas, certamente pessoas sairão desses eventos impactadas e talvez até motivadas a escrever suas histórias. Essa é a importância de eventos como este”, comentou Ricardo.

O escritor também lançou o livro infantil “Quinca no Mundo da Lua”, que conta a história de uma criança neurodivergente com hiperfoco na lua. Os pais não conseguem lidar com suas particularidades e a trama avança quando o garoto reage de forma inesperada e mágica às tensões do cotidiano. O final reforça a importância de acreditar nos sonhos. O jornalista já publicou sete livros, seis deles infantis lançados pela Mojubá Editora, criada por ele em 2020.

Durante o encontro, Ricardo falou sobre a obra do homenageado da Flipiaú: Euclides Neto. “É muito impactante tudo isso, a obra de Euclides Neto e a importância dele. Estar nesse lugar que é tão simbólico, nessa casa, é interessante porque parece que ele está presente em tudo, em cada detalhe. Essa foi a sensação que tive desde que entrei aqui. Isso mostra que a obra permanece viva.”

Presente no evento, a estudante de Letras Eliene Fagundes comentou sua relação com a leitura. “Sempre gostei muito de leitura e, com a perda da visão, encontrei na literatura um refúgio ainda maior. Estou descobrindo outras formas agora, principalmente por meio do braille, que aprendi na Casa de Acolhimento. Voltei a escrever e a ler em braille. Estou retomando esse gosto, porque sinto prazer mesmo na leitura. A literatura faz a gente viajar e conhecer outros mundos sem sair do lugar. Este momento hoje foi muito importante e despertou meu interesse.”

A 1ª Flipiaú é uma realização da Voo Audiovisual e foi contemplada no Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários (n.º 01/2024), por meio do Programa Bahia Literária, com apoio do Governo do Estado da Bahia, pelas secretarias de Educação e de Cultura, via Fundação Pedro Calmon.

O edital integra a política estadual e federal de fomento cultural, conforme o Decreto Federal n.º 11.453/2023, a Política Estadual de Cultura (Lei n.º 12.365/2011), o Plano Estadual de Cultura (Lei n.º 13.193/2014), o Plano Estadual de Educação da Bahia (Lei n.º 13.559/2016) e a Lei Federal n.º 14.133/2021. O projeto conta ainda com apoio cultural do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), por meio da Rádio Educadora FM e da TVE Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.