PP coloca apelidos em ata, cartório rejeita e atrasa federação com União Brasil

Com a oficialização atrasada em relação aos prazos anunciados por seus líderes, a União Progressista, federação de União Brasil e PP, teve que superar um obstáculo inusitado na última semana.

O cartório de Brasília em que foi registrada a ata da reunião que aprovou a aliança recusou o documento enviado pelo PP, por listar os seus membros pelos apelidos de urna, e não os nomes de registro.

Dois exemplos foram André Fufuca (MA), ministro dos Esportes, e o deputado federal Dudu da Fonte (PE). Devido ao erro, a documentação teve que ser totalmente refeita, incluindo a coleta de assinaturas de todos os envolvidos.

O secretário-geral do partido, Aldo Rosa, estava em Santa Catarina, para onde teve que ser despachada a documentação antes de retornar à Brasília.

A ata corrigida foi entregue na quarta-feira (19) no cartório em Brasília, que tem 15 dias úteis para analisar a documentação. Caso o cartório não acelere o serviço, o processo só deve ser concluído na segunda semana de dezembro.

Depois disso será possível oficializar a federação no Tribunal Superior Eleitoral. Há atritos, no entanto, que já criam tensão na federação que oficialmente ainda não nasceu.

Depois que Ciro Nogueira (PI), presidente do PP, disse que as únicas candidaturas presidenciais viáveis para a oposição seriam Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Ratinho Junior (PSD-PR), o governador Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), que pretende disputar a Presidência, disse que o senador tem "interesses pessoais" —referindo-se à intenção de Ciro de ser vice do governador de São Paulo.

Além disso, a federação tem divergências a respeito das eleições de 2026 em diferentes estados.
A União Progressista, caso se concretize, terá 109 deputados e 15 senadores e será a maior força política do Congresso.

Procurado para tratar do problema com a documentação, Ciro Nogueira não se manifestou.
Por Fábio Zanini e Guilherme Seto/Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.