Netanyahu diz esperar anunciar retorno de todos os reféns nos próximos dias

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou neste sábado (4) que o país está “à beira de uma grande conquista” e que espera anunciar em breve o retorno dos reféns ainda mantidos pelo Hamas em Gaza — vivos e mortos. A declaração foi feita um dia após o grupo palestino sinalizar disposição em libertar os cativos, em gesto de apoio a um plano de paz proposto pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A informação é do jornal “O Globo”.

Netanyahu destacou que a libertação pode ocorrer mesmo com tropas israelenses ainda posicionadas na Faixa de Gaza. Ele também prometeu avançar, em uma segunda fase do acordo, na “desmilitarização” do enclave e no “desarmamento” do Hamas.

A libertação dos reféns deve ocorrer durante o feriado judaico de Sucot, celebrado quatro dias após o Yom Kippur. Estimativas independentes apontam que cerca de 50 pessoas permanecem em cativeiro em Gaza, entre elas cerca de 20 ainda vivas.

Netanyahu informou que uma delegação israelense, liderada pelo ministro de Assuntos Estratégicos, Ron Dermer, está a caminho do Egito para finalizar os detalhes técnicos do plano. O governo israelense já declarou estar preparado para iniciar “imediatamente” a implementação do acordo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.