Ubatã avança em políticas públicas de combate à insegurança alimentar ao aderir ao Sisan

O município de Ubatã deu importante passo na promoção da segurança alimentar e nutricional ao oficializar sua adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). A iniciativa visa integrar ações entre os governos federal, estadual e municipal para garantir o acesso à alimentação adequada.

A adesão, publicada na edição do Diário Oficial da União na última quinta-feira, 04, reforça o compromisso da gestão municipal com políticas públicas voltadas à promoção da saúde, combate à insegurança alimentar e incentivo à agricultura familiar. Com isso, o município passa a ter acesso a recursos federais, apoio técnico e em programas de segurança alimentar, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Segundo o secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Maurício Pereira, a entrada no Sisan é uma grande conquista para Ubatã.

"A iniciativa envolve as secretarias de Agricultura, Assistência Social, Saúde e Educação, impulsionando a agricultura familiar e as políticas públicas de segurança alimentar e nutricional para alunos, pacientes assistidos pela rede de saúde no município  e a população atendida pelo CRAS Ubatã. Nossa população só tem a ganhar", declarou o gestor.

A adesão exige também a criação e funcionamento do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) e da Câmara Intersecretariais de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN), garantindo a participação da sociedade civil na formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas.

Com essa iniciativa, Ubatã se junta a uma rede nacional que busca transformar o acesso à alimentação em um direito garantido e permanente.

Ascom PMU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.