Jerônimo Rodrigues sanciona 19º empréstimo do mandato em meio a cobranças da oposição

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) sancionou a Lei nº 14.960, publicada nesta quinta-feira (4) no Diário Oficial do Estado, autorizando a Bahia a contratar um novo empréstimo, desta vez junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), com garantia da União. O valor autorizado na moeda japonesa é de até JPY$ 122,5 bilhões (cerca de R$ 4 bilhões), que serão aplicados no Programa de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, destinado à reestruturação e recomposição da dívida estadual.

Este é o 19º empréstimo sancionado durante o atual mandato de Jerônimo, consolidando um ritmo acelerado de operações de crédito para reforço fiscal e investimentos. A lei prevê que as receitas futuras do Estado poderão ser vinculadas como contragarantia à União, em caráter irrevogável.

A oposição na Assembleia Legislativa tem criticado o volume de empréstimos apresentados por Jerônimo, que já somam mais de R$23 bilhões. Aliados do governo, por outro lado, defendem que as operações são necessárias para manter a capacidade de pagamento do Estado e garantir investimentos em áreas estratégicas.

Política Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.