Zé Cocá declara apoio à reeleição de Coronel e dificulta aproximação com o governo; Jerônimo prega cautela

Próximo à base do governador Jerônimo Rodrigues (PT), o prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), declarou antecipadamente apoio à reeleição do senador Angelo Coronel (PSD), nome que a base petista ensaia rifar da chapa majoritária de 2026.

O aceno veio durante um evento no último sábado (9), quando Cocar participou da cerimônia que concedeu a Coronel o título de cidadão de Boa Nova, cercado de prefeitos e lideranças regionais.

“Abre o gabinete em Brasília para atender todos os prefeitos baianos e para entrar todos. Digo isso porque eu vejo. O senhor fez questão de correr atrás do governo federal para que todo o prefeito que lhe procurou o senhor fizesse uma ação enquanto senador. Isso é um ato de municipalismo, quem sofre, quem passa sede, quem tem falta de todo serviço necessário é quem mora nos municípios. Por isso que, hoje, Coronel, estarei junto com você, pelo municipalista que é”, afirmou Zé Cocá.

A declaração soou, para alguns governistas, como um balde de água fria, já que Coronel não esconde de ninguém a vontade pela reeleição, inclusive sinalizando a possibilidade de migrar para a base de ACM Neto, caso seja excluído da majoritária com os petistas.

“Caso não me incluam, não vou insistir onde não for desejado. Posso ser candidato independente pelo PSD”, declarou o senador em entrevista à rádio Sociedade, nesta segunda (11).

Questionado pela imprensa, o governador Jerônimo evitou comentar o gesto de Zé Cocá a Coronel, mas reiterou que articula para ter o apoio do pepista na sua tentativa de reeleição.

“Olha, eu não posso frear nem orientar o que cada prefeito ou deputado fala, o governador não tem esse papel, a gente vai tratando. Minha função é de botar a mesa, dialogar, nós sabemos que a relação com o prefeito de Jequié, Zé Cocá, está sendo construída para garantir se nós caminharemos juntos, é interesse meu tê-lo ao meu lado, caminhando, apoiando o presidente Lula, mas é construção”.

“Então, vamos aguardar para ver como é que a gente vai chegar num apoio ou num diálogo mais forte. O que eu tenho conversado muito com o prefeito é isso que vocês viram agora, ele, inclusive, hoje aqui fez a fala reconhecendo e agradecendo essa parceria no campo da segurança pública, mas tem outras ações que eu tenho tratado com ele lá sobre isso”, reforçou o governador, ao fazer referência à presença de Zé Cocá, nesta segunda-feira, em Salvador, no ato de entrega de novas viaturas e assinatura de projetos de lei que reestruturam a organização da Segurança Pública na Bahia.

Sobre Coronel, Jerônimo afirmou que vai adotar a “postura de unidade até a última hora, para a gente garantir uma chapa competitiva”.


Política Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.