Rui Costa defende ação do governo no STF sobre IOF e reitera pré-candidatura ao Senado em 2026

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), afirmou na manhã desta quarta-feira (2), durante as comemorações do 2 de Julho em Salvador, que a decisão do governo federal de recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) na disputa com o Congresso sobre o aumento do IOF é uma medida legítima para garantir o direito constitucional de governar. “Cada poder tem seus limites. O Executivo, o Judiciário e o Legislativo. Isso tudo está estabelecido na Constituição. Se algum poder acha que o seu direito legal foi invadido, tem o direito de recorrer à justiça para restabelecer esse direito. É o caso”, afirmou o ministro em entrevista a este Política Livre.

Rui Costa ressaltou que a ação do governo é uma defesa da autonomia do Executivo na edição de decretos e portarias. “Então o presidente Lula está buscando restabelecer judicialmente uma competência do presidente da República”, reforçou.

Questionado sobre a disputa eleitoral de 2026, Rui Costa reafirmou sua intenção de concorrer ao Senado. Sobre a composição da chapa e o espaço do PSD, o ministro desconversou e indicou que ainda há tempo para definições. “A eleição é 2026, tem muito tempo para a gente conversar e encontrar uma composição”, disse, sem cravar cenários.

Com informações do repórter Flávio Sande.

Política Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.