Pastor brasileiro condenado por estupro de menores é preso em Portugal

© Shutterstock
Condenado no Brasil a 18 anos de prisão por abuso de menores, pastor mineiro foi capturado pela Polícia Judiciária em aldeia próxima a Penafiel. Foragido havia dois anos, ele vivia legalmente em Portugal e atuava como líder religioso em uma comunidade evangélica local

Um pastor evangélico brasileiro de 46 anos, natural de Minas Gerais, foi preso na quinta-feira (17) por autoridades portuguesas em uma aldeia próxima a Penafiel, no norte de Portugal. Ele estava foragido da Justiça brasileira havia dois anos, após ser condenado a 18 anos de prisão por estupro de menores.

A prisão foi realizada pela Polícia Judiciária (PJ) de Portugal, que cumpriu um mandado de detenção internacional emitido pela Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal), a pedido das autoridades brasileiras.

Segundo o jornal português Público, o homem vivia legalmente em Portugal desde 2022 e possuía autorização de residência. Ele estava “plenamente integrado” na comunidade local e atuava como líder religioso em uma igreja evangélica de um município vizinho.

Apesar da gravidade da condenação, ele vivia em liberdade, exercendo funções de liderança espiritual. A Polícia Judiciária informou em nota que o brasileiro residia há cerca de dois anos no local onde foi detido.

O homem, cuja identidade não foi divulgada, já foi apresentado ao Tribunal da Relação do Porto, que agora deve decidir pela sua extradição para o Brasil, com base no acordo de cooperação judicial entre os dois países, em vigor desde a década de 1990. O tratado prevê a extradição em casos de condenações criminais para cumprimento de pena de prisão.
(Noticias ao minuto)


Brasileira desaparecida deixou bilhete de amor antes de sumir em Portugal

Francisca dos Santos, de 44 anos, está desaparecida desde 20 de junho, no interior de Portugal. Bilhetes encontrados em sua casa indicam envolvimento amoroso e possível desilusão com o namorado, que é investigado pela Polícia JudiciáriaNotícias ao Minuto | 06:10 - 19/07/2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.