Morre José Maria Marín, ex-presidente da CBF, aos 93 anos em São Paulo

O ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marín, faleceu na madrugada deste domingo (20), em São Paulo, aos 93 anos. Segundo informações da família, Marín passou mal no sábado (19) e foi encaminhado ao Hospital Sírio-Libanês, onde recebeu atendimento médico, mas não resistiu e morreu às 3h30 da manhã.

O velório do dirigente acontece neste domingo, das 13h às 16h, na Funeral Home, tradicional casa funerária localizada na capital paulista.

Figura marcante na política e no futebol brasileiro, José Maria Marín teve uma trajetória extensa. Formado em Direito, ocupou diversos cargos públicos. Atuou como vereador na cidade de São Paulo, deputado estadual e chegou a ser governador do estado no início dos anos 1980, durante o período final do regime militar.

No mundo esportivo, teve atuação destacada à frente da Federação Paulista de Futebol (FPF), entre 1982 e 1988. Posteriormente, chegou à presidência da CBF em 2012, cargo que ocupou até 2015.

A passagem de Marín pela CBF, no entanto, foi marcada por polêmicas e investigações. Ele foi preso em 2015 na Suíça, no âmbito da operação da Justiça dos Estados Unidos que investigou casos de corrupção envolvendo dirigentes do futebol mundial. Condenado por lavagem de dinheiro e recebimento de propina, cumpriu pena nos EUA e foi autorizado a retornar ao Brasil em 2020, por questões de saúde.

Política Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.