Ipiaú recebe a Caravana da Monilíase do Cacaueira

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), em parceria com o CODETER (Colegiado de Desenvolvimento Territorial – Médio Rio das Contas) e a Prefeitura Municipal de Ipiaú, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, deu inicio nesta terça-feira, 8, a uma capacitação de lideranças e multiplicadores para atuarem na prevenção da Monilíase do Cacaueiro e Cupuaçuzeiro.

O evento, no CETEP Médio Rio das Contas, visa conscientizar e educar os produtores rurais do município e região a respeito da doença, que, em regiões endêmicas, tem causado graves problemas nas lavouras e grandes perdas econômicas aos produtores.
Um treinamento para a formação de multiplicadores nessa ação preventiva acontecerá na associação dos agricultores do Assentamento Carlos Marighella e na Associaão do Agricultores da Volta Esperança, na região da Sapucaia, além outras nove associações de produtores nos municípios de Ibirataia, Jitaúna, Dário Meira e Ubatã.

Técnicos e engenheiros agrônomos da ADAB estarão em campo, até a próxima sexta-feira, 11, com o objetivo de avaliar a fitossanidade das lavouras e indicar aos agricultores os meios de prevenção da doença.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente do Município de Ipiaú, Poleandro Souza, explica que a Monilíase é causada pelo fungo Moniliophthora roreri, que atinge os frutos em qualquer fase de desenvolvimento.

“A doença é caracterizada pela presença de um pó branco sobre os frutos – que são os esporos do fungo – e por danos que podem comprometer até 100% da produção, sendo considerada mais grave que a vassoura-de-bruxa”. *José Américo Castro – ECOM/PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.