Polícia Federal e SENAD/PY iniciam 50ª fase da Operação Nova Aliança
Assunção/Paraguai. A Polícia Federal e Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai – SENAD/PY iniciam, nesta segunda-feira, 26/05, a 50ª fase da Operação Nova Aliança, marcando 13 anos de uma das mais significativas iniciativas bilaterais de combate ao narcotráfico na América Latina.
Ao longo desses 13 anos, a cooperação entre a Polícia Federal e a SENAD/PY tem sido decisiva na remoção sistemática de plantações clandestinas de maconha na região de fronteira entre o Brasil e o Paraguai, mais de 40.000 toneladas de maconha foram erradicadas, o equivalente a aproximadamente 2.000 caminhões bitrem carregados.
As ações conjuntas se deram, invariavelmente, em área de difícil acesso e cobriram cerca 12.820 hectares de cultivos ilegais, número comparável a quase 13.000 campos de futebol ou aproximadamente metade do território do município de Florianópolis (SC).
Segundo o Relatório Mundial sobre Drogas 2024 da Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime - UNODC, a maconha continua sendo a droga mais consumida globalmente, com crescente diversificação de produtos e aumento no teor de THC, especialmente em regiões onde sua legalização foi implementada.
A Operação Nova Aliança não apenas combate ao tráfico de drogas e o crime organizado, mas também promove a restauração ambiental por meio da Operação Restaurar, conduzida pelo Instituto Nacional de Florestas do Paraguai.
A expectativa para esta fase é alcançar a marca de 41.000 toneladas, consolidando novo recorde na luta contra o tráfico de drogas e reforçando o compromisso do Brasil e do Paraguai com a segurança regional, a proteção ambiental e a redução dos danos causados pelo tráfico de drogas.
A Fase 50 da Operação Nova Aliança simboliza não apenas um marco numérico, mas também o fortalecimento contínuo dos laços de cooperação internacional em prol de um futuro mais seguro e sustentável.
imprensa@pf.gov.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pague Leves: Ofertas Arrasadoras/Ipiaú e Ibirataia
SOLIDY Beneficios-Ipiaú
Info Training-Cursos Profissionalizantes
Mercadinho Deus te Ama
Promoção na Visite Viana Artes
Av. Getúlio Vargas, 90
Vende-se contato: (73) 99833-2176
Lojão da Construção: Ofertas Imperdíveis
RC Crédito
Ótica São Lucas
Pires Publicidade.
Copy Center
Postagens mais visitadas
- Itagibá: Polícia cumpre mandados de busca e apreensão contra investigados por tráfico de drogas
- (nenhum título)
- Audiência está prevista para o próximo dia 28; ministro do STF determinou ainda que Defensoria Pública da União faça defesa de Eduardo Tagliaferro
- ‘Rui Costa trocou um supermercado que ajudava o povo pobre por um cartão que superendividou o servidor’, diz deputado

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente esta matéria.