Montado por Elmar Nascimento, Marcinho Oliveira e Adriano Meirelles, PRD vai liberar filiados na disputa para o governo em 2026
A coluna Radar do Poder revelou esta semana, com exclusividade, que o deputado federal Elmar Nascimento (União) e o deputado estadual Marcinho Oliveira (União), além do ex-vereador de Salvador Adriano Meirelles (PSDB), irão assumir o controle de um partido nanico na Bahia com o objetivo de eleger ao menos quatro deputados estaduais e um federal, e que as conversas avançaram com o PRD. Na quarta-feira (23), em uma reunião na Câmara de Salvador, Marcinho confirmou que esta será a sigla.Adriano Meireles deve assumir o comando do PRD na Bahia na próxima semana, após um acordo costurado por Elmar e Marcinho com o presidente nacional da sigla, Ovasco Resende, por meio do deputado federal da legenda Fred Costa (MG).
Os três políticos baianos, que conduziam o projeto secretamente até a coluna deste Política Livre revelar o movimento, têm promovido reuniões na capital e no interior buscando atrair nomes para as próximas eleições. Quase dez vereadores da base do prefeito Bruno Reis (União) participaram do encontro de ontem, no qual Adriano também esteve presente.
Participaram Maurício Trindade (PP), Marcelle Moraes (União), Paulo Magalhães Júnior (União), Jorge Araújo (PP), Sandro Filho (PP), George Gordinho da Favela (PP), Alexandre Aleluia (PL) e Anderson Ninho (PDT). Desses, apenas Maurício já descartou de ser candidato a deputado estadual ou federal em 2026. Os demais cogitam ou já estão decididos.
Vale lembrar, no entanto, que não existe janela para vereador trocar de partido 2026, a exemplo do que ocorre com os deputados. Ou seja, para mudar, é preciso haver salvo-conduto da sigla de origem, evitando assim risco de incorrer em infidelidade partidária.
Alguns vereadores devem pedir a Bruno Reis para interceder no sentido da liberação, pois o PRD vai se manter na base do prefeito. Já na disputa para o governo do Estado e o Senado, a sigla, que não tem ambições majoritárias neste momento, pretende liberar seus filiados a seguirem o caminho que desejarem.
Segundo a exposição feita por Marcinho e Adriano aos vereadores de Salvador, o PRD, dono do número o 25 – que já foi uma marca do carlismo e dos extintos PFL e DEM (hoje União Brasil) -, busca candidatos competitivos na faixa dos 30 mil votos e mira eleger de cinco a seis estaduais e dois federais. Os dois prometem que a agremiação elegerá, entre os representantes, o candidato com o menor número de votos para a Assembleia.
Isso despertou o interesse dos edis, inclusive de outros que não participaram da reunião de ontem, e de lideranças do interior interessadas em concorrer em 2026, a exemplo dos ex-prefeitos de Milagres, Cézar de Adério (PP), e de Cícero Dantas, Ricardo Almeida, além do ex-deputado estadual Pastor Tom, de Feira de Santana.
“Bancada” na Assembleia
De mandato, até agora a única filiação cogitada é a do deputado estadual Pancadinha (Solidariedade). Entretanto, Marcinho Oliveira também é cotado como possível integrante da sigla para ser o puxador de voto. O objetivo de Elmar é ampliar a “bancada” que possui na Assembleia Legislativa, hoje formada por seis parlamentares. Para isso, quer “distribuir” aliados entre o PRD, o União Brasil e outras siglas.
Além disso, Elmar almeja ter aliados fieis na Câmara Federal, mesmo que tenha a intenção de ir para o Tribunal de Contas da União (TCU). Por isso, estimula as candidaturas a federal dos deputados estaduais Manuel Rocha (União) e Robinho (União), que integram a “bancada” dele, além de nomes que irão se filiar ao PRD.
Perda de comando
Francisco Elde, chefe de Gabinete de Bruno ReisQuem comanda hoje o PRD baiano é Francisco Elde, chefe de Gabinete de Bruno Reis. Ele assumiu o posto antes das eleições de 2024, após uma articulação feita por Elmar Nascimento e Marcinho Oliveira em Brasília.
No último pleito, a sigla elegeu três prefeitos no interior, ligados a Elmar e ao deputado estadual Júnior Nascimento (União), e dois vereadores em Salvador: Kênio Resende e Fábio Souza. Nenhum dos dois tem planos eleitorais para 2026.
O site apurou que tanto Bruno Reis quanto Francisco Elde atuaram nos bastidores para tentar manter o PRD como está. Entretanto, o compromisso de Elmar à cúpula nacional da legenda de que vai priorizar o crescimento do partido na Bahia barrou o movimento do prefeito.
Siga-nos
Total de visualizações de página
Ouça aqui: Web Radio Gospel Ipiaú
Web Rádio Gospel de Ipiaú
Publicidade
Faça seu pedido: (73) 98108-8375
Publicidade
Publicidade

Publicidade
Publicidade

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente esta matéria.