Exposibram 2025 será realizada na Bahia; anúncio foi feito pela CBPM e IBRAM nesta terça (26)

 Após reunião com governador Jerônimo Rodrigues, CBPM e IBRAM anunciam evento nacional de mineração na Bahia

Após reunião com o governador Jerônimo Rodrigues, nesta terça-feira (26), o presidente da CBPM (Companhia Baiana de Pesquisa Mineral), Henrique Carballal, e o diretor-presidente do Ibram (Instituto Brasileiro de Mineração), Raul Jungmann, anunciaram que a Exposibram 2025 (Expo & Congresso Brasileiro de Mineração) será realizada na Bahia. O evento ocorre anualmente e reúne milhares de visitantes e centenas expositores nacionais. A expectativa é de que seja o maior dos últimos tempos.

A crescente relevância da Bahia na produção mineral é evidenciada pelos mais de 200 municípios que sediam projetos minerários e pelo significativo faturamento gerado em 2023. Segundo dados do Ibram, o Estado alcançou R$ 9,7 bilhões de faturamento com a mineração no último ano e, até 2028, serão investidos US$ 9 bilhões na mineração da Bahia, cerca de 16% do total de investimentos do setor no Brasil.

Henrique Carballal destacou que a Bahia atualmente ocupa o terceiro lugar no ranking nacional de produção mineral. “Devido às suas características geológicas, o estado baiano possui uma diversidade de minerais que nos posiciona estrategicamente no país. Receber um evento como este é, sem dúvida, motivo de satisfação. Temos a honra e fazermos todo o esforço para ser a mais bonita da história do Instituto”, afirmou o presidente da CBPM.

Para Jungmman, realizar a Exposibram na Bahia é reconhecer a vocação para a mineração sustentável. “Ouso dizer que a nova fronteira da mineração é a Bahia, terceiro Estado mais importante em termos de produção e que tem o maior potencial. Além disso, o Estado está afinado com os princípios ESG de excelência em práticas relacionadas ao meio ambiente, às pessoas e à governança”, avaliou o presidente do Ibram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.