Autor da lei, Ricardo Almeida comemora lançamento da Carteira de Identificação para pessoas com Fibromialgia

Vereador de Salvador, Ricardo Almeida (Podemos)
Marcada para ocorrer nesta segunda-feira (26), a Carteira de Identificação para pessoas com Fibromialgia será lançada pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Saúde, em evento na Escola de Saúde Pública de Salvador, no Comércio, com a presença da Associação de Pessoas com Fibromialgia de Salvador- AFIBS. Autor do projeto de indicação que institui o Programa Municipal de Cuidados para Pessoas com Fibromialgia (PCPF), onde está prevista o documento, o vereador Ricardo Almeida (Podemos) celebrou a notícia.

“Reconhecer o sofrimento das pessoas que sofrem com Fibromialgia é obrigação do Estado. E eu digo Estado nos seus três entes federativos: municípios, estados e União. E o que eu fiz, através do gabinete, foi dar visibilidade àqueles que sofriam as escondidas. Sofriam, às vezes, reclusos dentro de casa, se deprimindo, se angustiando, porque muitas vezes o fibromiálgico passa por situações constrangedoras de extremo preconceito e discriminação pelo desconhecimento das pessoas da doença”, comemorou o edil autor do projeto que se tornou a lei nº 9.708 /2023.

Ricardo salientou que, por ser uma doença silenciosa, que se caracteriza por dor muscular generalizada, crônica, mas que não apresenta evidência de inflamação nos locais de dor. É acompanhada por sintomas típicos, como sono não reparador e cansaço. Pode haver também distúrbios do humor como ansiedade e depressão, e alterações da concentração e de memória.

Ricardo também é autor do projeto que prevê a distribuição gratuita na rede municipal de medicamentos que um fibromialgico precisa fazer uso diariamente para amenizar suas dores. De acordo com o vereador, alguns desses medicamentos já estão sendo distribuídos após sua iniciativa.

“Quero agradecer ao prefeito Bruno Reis a sua sensibilidade e à secretária municipal de saúde Ana Paula Matos por terem validado, reconhecido a importância disso para a sociedade. Seguiremos sensíveis, nos importando com aquilo que o povo precisa. Essa é uma vitória de todos nós”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.