PF e SENAD encerram a 39ª fase da Operação Nova Aliança
Ação conjunta entre Brasil e Paraguai é o maior operativo policial mundial em cooperação internacional com objetivo de erradicar plantios ilícitos de cannabis
Brasília/DF. Encerrou-se neste sábado (5/8), a 39ª Fase da Operação Nova Aliança, a quarta realizada em 2023. A ação se desenvolve por meio de cooperação internacional entre Brasil e Paraguai. À frente dos trabalhos estão a Polícia Federal Brasileira e a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (SENAD).
Dessa vez, foram alvos de forma simultânea diversas zonas de produção ilícita de cannabis, localizadas nas regiões de Canindeyu, Bella Vista Norte, Caaguazu, Amambay e Concepcion.
Nesta fase, foram erradicados 110 hectares de plantações de maconha, além de 36.824 kg da droga pronta, o que totaliza a destruição de 366.824 kg dessa substância entorpecente, efetivamente interrompendo sua circulação. Além disso, durante a operação, 77 acampamentos utilizados como centros de operações pelos traficantes foram destruídos.
O principal foco dos trabalhos é golpear o narcotráfico no nascedouro de suas atividades ilícitas. Ao desmantelar o cultivo ilegal de maconha, evita-se que uma grande e articulada cadeia criminosa entre em atuação. Nesse sentido, a cada fase a Nova Aliança enfileira números positivos.
Grande parte da maconha produzida no Paraguai é direcionada para o Brasil, tendo como destinatário desta rede de tráfico internacional de drogas as principais facções criminosas brasileiras. Daí, a importância – mais uma vez destacada - de se evitar o início de atuação de uma grande cadeia criminosa, que tem vários outros crimes acessórios ao principal, que é o tráfico de drogas.
Com essa última fase, foram concluídas 22 Operações Nova Aliança realizadas de forma conjunta entre a SENAD e a Polícia Federal ao longo do período de cinco anos (2018-2023), totalizando a destruição de 5.659 hectares de plantações de maconha, que representa cerca de 17 mil toneladas da droga retiradas de circulação. Além disso, o valor desse volume de droga implica em um prejuízo econômico de, pelo menos, 510 milhões de dólares para o narcotráfico.
Coordenação-Geral de Comunicação Social
Fone: (61) 2024-8142
E-mail: imprensa@pf.gov.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Total de visualizações de página
Supermercado Pague Levinho do Bairro ACM
Mega Feirão!! ja começou no Lojão do Construtor
Mercadinho Deus Te Ama
Saúde
Supermercado DI Mainha
CLIO Imagens Odontológicas
Ótica São Lucas
Divulgue aqui sua empresa (73) 9-8200-7563
Sua marca em destaque
RC Crédito
Postagens mais visitadas
- (nenhum título)
- Morre em hospital idoso que aguardou mais de dez dias por regulação médica em Ipiaú
- Açougueiro baiano é preso por esquartejar mulher em São Paulo
- Ibirataia: Prefeito Sandro Futuca e sua comitiva participa de convenção política com governador Jerônimo Rodrigues e presidente Lula em Salvador



Nenhum comentário:
Postar um comentário