O sucesso da musicalização infanto-juvenil no Coral Municipal de Ipiaú
Como acontece todos os anos, durante as edições do “Natal Luz”, o Coral Municipal de Ipiaú brilha com seu canto e encanto na Praça Rui Barbosa. No último final de semana foram três apresentações consecutivas e todas elas arrancando aplausos do público presente. Na noite do próximo domingo, 18, o grupo realiza mais um espetáculo nesse espaço que recebeu uma magnifica decoração e iluminação.
São 20 vozes infanto-juvenis femininas que se destacam pela afinação e harmonia nas interpretações de um repertorio de alto nível e que foram criteriosamente selecionadas pelas professoras Noelia Matos e Gilmara Lisboa em algumas escolas públicas do município. A proposta é promover cultura e inclusão social através do canto coletivo.
Fruto de um trabalho inserido pelo projeto Proj’Art na rede municipal de ensino, o Coral tem despertado na criança e adolescente a necessidade de melhor relacionar-se com o colega, desenvolvendo a personalidade, o respeito ao próximo, além de ser uma atividade que exige bastante organização e disciplina, pois é preciso estar atento para aprender o repertorio e comparecer aos ensaios nos horários marcados.
A história do coral tem início no ano de 1997, durante a gestão do prefeito José Motta Fernandes, através de uma iniciativa da professora Noelia Matos. Desde a sua inauguração funcionou sem parar até o último ano da gestão de José Mendonça em 2008 quando contou com nada menos que 130 coristas.
Nos oito anos da gestão seguinte, sob o comando do prefeito Deraldino, o projeto foi engavetado, e as atividades paralisadas. Em 2017, primeiro ano da primeira gestão da prefeita Maria das Graças, foi reativado e ganhou 80 vozes. Desde então segue com sua missão, sempre contando com o imprescindível investimento da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura.
Nem mesmo a pandemia foi capaz de interromper o novo ciclo do coral. Em 2020 ele resistiu com um grupo vocal de seis meninas e o jovem tecladista Davi Lisboa. Em 2021, o elenco foi ampliado para treze crianças. Agora, em 2022, a nova formação envolve vinte participantes. A prefeita Maria das Graças e a Secretária Erlandia Souza, não poupam esforços para que o coro se mantenha atuante.
Além dos espetáculos na Praça Rui Barbosa, Escolas e outros locais da cidade, o Coral Municipal de Ipiaú tem se apresentado em alguns municípios da região. No dia oito deste mês participou do Concerto de Encerramento do Núcleo de Práticas Musicais Cidade Sol (NEOJIBA, no Centro de Cultura Antônio Carlos Magalhães, em Jequié. Também se apresentou no âmbito da Mina Santa Rita, em Itagibá, para uma plateia formada por diretores e trabalhadores da empresa Atlantic Nikel.
Vale citar que essa empresa multinacional, compreendendo a importância do coral para a formação cultural da juventude ipiauense, direcionou para a entidade uma verba mensal que tem sido utilizada na aquisição de figurinos e outros materiais necessários às apresentações do grupo e ao fortalecimento do projeto.
Mantendo a essência ao longo da sua história, mas sempre se renovando, o Coral Municipal de Ipiaú tem sido um bom exemplo de projeto educacional e importante referência de Ipiaú para o demais município do Território de Identidade do Médio Rio das Contas. (José Américo Castro).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Siga-nos
Total de visualizações de página
Ouça aqui: Web Radio Gospel Ipiaú
Web Rádio Gospel de Ipiaú
Faça seu pedido: (73) 98108-8375
Mercadinho Deus te Ama
Publicidade
Publicidade

Publicidade
Publicidade

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente esta matéria.