Sesab confirma mais um caso de varíola dos macacos na Bahia

Mais um caso de varíola dos macacos foi confirmado na Bahia nesta quinta-feira (4). De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o registro é de um indivíduo residente em Salvador. Com isso, o Estado chega a treze casos da doença, sendo dez em Salvador, dois em Santo Antônio de Jesus e um em Ilhéus. Ainda segundo a Sesab, a Bahia tem notificados 69 casos suspeitos.

A varíola dos macacos (Monkeypox) é uma zoonose viral, do gênero Orthopoxvirus, da família Poxviridae, que se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980. A doença cursa com febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão.

A infecção é autolimitada com sintomas que duram de duas a quatro semanas, podendo ser dividida em dois períodos: invasão, que dura entre até cinco dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa. A erupção cutânea começa entre um e três dias após o aparecimento da febre e tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.