Cotada para vice de ACM Neto, Edylene Ferreira defende paridade de gênero nos espaços políticos

A vereadora de Serrinha Edylene Ferreira (Republicanos), presidente licenciada da União dos Vereadores da Bahia (UVB), defendeu maior representação de mulheres na política durante sua apresentação no Encontro Nacional dos Legislativos Municipais, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (29). Para ela, é preciso garantir paridade de gênero nos espaços políticos.

“Temos que garantir a paridade de gênero no Congresso Nacional, assembleias, nas Câmaras Municipais, enfim, nos espaços políticos. A lei que exigiu um mínimo de 30% de mulheres candidatas nas chapas foi importante, mas não é suficiente. É preciso ampliar a representação das mulheres nos espaços de poder”, destacou.

Ela pontuou que as mulheres ocupam apenas 15% das cadeiras na Câmara dos Deputados e 13% no Senado. Nas assembleias legislativas, apenas 161 mulheres foram eleitas em todo o país nas eleições de 2018. “Assim como outras mulheres, enfrentei diversos desafios para estar nesses espaços e a minha defesa é de que, quando uma mulher chega lá, temos que buscar formas de efetivar a participação de outras”, afirmou.

“Isso é empoderar e lutar por representatividade, ainda somos muito poucas nos cargos eletivos, embora o eleitorado feminino represente mais de 52%. A sociedade no geral precisa tomar consciência disso, e no encontro tive a oportunidade de dialogar com o nosso Legislativo sobre a importância dessa luta por mais representatividade”, complementou.

Para ela, é necessário que haja uma frente ampla de representatividade feminina nos espaços de poder. “Há diversas pautas femininas que estão em debate nestes espaços, como maternidade, mercado de trabalho, saúde, dentre tantos temas, que precisam da participação das mulheres. E também já demonstramos que somos capazes de ocupar quaisquer funções, públicas ou privadas, assim como os homens”, defendeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.