Ataques aumentam com aproximação de reunião da UE, diz Ucrânia

A administração de Luhansk, no leste da Ucrânia, disse nesta 3ª feira (21.jun.2022) que a Rússia intensificou os ataques à região na 2ª feira (20.jun). O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky,relacionou a ofensiva à aproximação da reunião da UE (União Europeia), em que a adesão de Kiev ao bloco deve ser discutida.

O próximo encontro da cúpula do bloco europeu está marcado para 5ª e 6ª feira (23 e 24.jun) na sede da UE em Bruxelas (Bélgica).

Na noite de domingo (19.jun), Zelensky disse em discurso publicado nas redes sociais que esta semana seria “histórica”. Na avaliação do ucraniano, “houve poucas decisões tão fatídicas” para a Ucrânia.

“Devemos esperar uma maior atividade hostil da Rússia. E não apenas contra a Ucrânia, mas também contra outros países europeus. Estamos preparados, estamos prontos e alertamos os parceiros”, antecipou Zelensky.

O administrador de Luhansk, Serhiy Gaidai, falou na 2ª que as forças russas controlam a maior parte de Sievierodonetsk. Um dos poucos pontos de resistência é a fábrica de produtos químicos Azot. Mais de 500 civis, incluindo 38 crianças, estão abrigados no complexo há semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.