Termina nesta sexta (15) prazo para solicitar isenção da inscrição do Enem 2022

Termina nesta sexta-feira (15) o prazo para os estudantes da rede estadual de ensino solicitarem a isenção da inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), através deste link. No mesmo endereço eletrônico também pode ser realizada a justificativa da ausência no exame, ocorrido em 2021. Para nortear os jovens, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) preparou o Documento Orientador do Projeto Enem 100%. O material detalha todas as orientações de apoio aos estudantes até os dias de realização das provas.

De acordo com a SEC, o participante que teve concedida a isenção da taxa de inscrição no Enem 2021 e que não tenha comparecido nos dois dias de prova deverá justificar a ausência para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Enem 2022. Ainda segundo a secretaria, as unidades escolares da rede estadual estão orientadas a disponibilizar um ou mais computadores para que os estudantes acessem a página do participante e realizem os procedimentos.

Para fazer a justificativa ou solicitar a isenção, o candidato deverá informar o número do seu CPF e a data de nascimento; informar um endereço de e-mail válido e único e um número de telefone fixo ou celular válido; preencher corretamente as informações solicitadas, inserir os documentos requeridos; e verificar se a solicitação foi concluída com sucesso. O candidato deve criar um cadastro e uma senha de acesso para a Página do Participante, que deve ser memorizada ou anotada em local seguro, pois será utilizada para acompanhar a situação da solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022.

Isenção – Pode solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022 o participante que esteja cursando a última série do Ensino Médio em 2022, de qualquer modalidade de ensino em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar, bem como aquele que cursou todo o Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, que tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Também pode solicitar a isenção o participante que declare estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e que está inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Ações do Enem 100% – Em breve, a SEC disponibilizará o cronograma das aulas virtuais previstas na terceira etapa do projeto, como uma das ações voltadas para o fortalecimento das aprendizagens dos estudantes. Além disso, também foi firmada uma parceria com a Rede Enem, a qual disponibiliza gratuitamente um vasto material preparatório para o exame. A quarta etapa do Projeto Enem 100% prevê a descentralização de recursos para todas as unidades escolares para a contratação de transporte, aquisição de kit lanche e kit higiene para todos os estudantes concluintes da rede estadual de ensino que se inscreverem no Enem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.