Mourão sobre perdão a Silveira: ‘presidente agiu dentro da Constituição’

Foto: Fábio Rodrigues/Agência Brasil/Arquivo

O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) afirmou nesta quarta-feira, 27, que considera constitucional o perdão concedido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por ataques à democracia e às instituições. “O presidente agiu dentro daquilo que a Constituição lhe faculta”, afirmou o vice-presidente a jornalistas, no Palácio do Planalto.

Em meio à crise causada pelo decreto de Bolsonaro na relação entre os Poderes, Mourão avaliou que é preciso “manter a calma”. “Agora, o Supremo julga aí o que ele achar. Na minha visão, acho que tem que se manter a calma e vamos evitar que algo que é muito pequeno se torne uma onda gigantesca”.

No mesmo tom de pacificação, o general evitou reiterar críticas ao ministro Luís Roberto Barroso, do STF, que disse no final de semana que as Forças Armadas estão sendo “orientadas” a desacreditar o sistema eleitoral no Brasil. “Esse assunto já considero virado. O ministro Barroso fez a observação dele, houve a resposta do Ministério da Defesa, apenas comentei que a Forças Armadas não estão metidas nessa questão, estão fora”, afirmou Mourão.

Na segunda-feira, em entrevista ao jornal gaúcho Zero Hora, o general da reserva reagiu a Barroso e disse que as Forças Armadas “não são crianças para receber orientações”. “O ministro sabe da minha posição. Tá encerrada. Aquilo que eu falei: temos que manter a calma, vamos evitar que as coisas pequenas se transformem num tsunami”, afirmou o vice-presidente nesta quarta.

França
Aos jornalistas no Planalto, Mourão ainda minimizou as tensões entre Bolsonaro e o presidente reeleito da França, Emmanuel Macron, e seus impactos para os dois países. “Não acho que a relação entre a França e o Brasil seja uma relação ruim, né? Você pode até dizer que não temos amizade entre os mandatários. Ok. Mas a França tem ‘ene’ interesses aqui no Brasil. Acho que os interesses de ambos os países estão acima das vontades pessoais de cada um”.
Estadão Conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.