Deputado Tum critica aumento da tarifa de energia e vai à Justiça contra reajuste

Autor do requerimento de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar a atuação da Coelba, empresa dona do monopólio de fornecimento de energia na Bahia, o deputado estadual Tum (Avante) criticou a decisão da Aneel que resultou num aumento de 21% nas contas. O parlamentar afirmou que o aumento vem em momento inoportuno e beneficia uma empresa sob suspeitas e que já deveria estar sendo investigada no âmbito da CPI.

Como forma de impedir o reajuste, que entra em vigor na próxima sexta-feira (22), o deputado organiza, por meio de seu partido, o Avante, a apresentação de uma ação civil pública questionando a legalidade da medida. “A Coelba deve muito ao povo baiano. Deve um serviço decente, deve respeito e explicações. Por isso, é inadmissível que a agência reguladora autorize um reajuste nessas proporções, num momento de crise e para uma empresa irresponsável e dona de um monopólio”, explicou Tum.

Sobre o andamento da CPI da Coelba, o parlamentar comentou que picuinhas alimentadas pela pequena política emperram a instalação do colegiado, que já tem o aval da presidência da Casa e poderia estar funcionando. Tum ressaltou que é preciso sensibilizar os líderes da situação e da oposição, os deputados Rosemberg Pinto (PT) e Sandro Régis (União Brasil), para a necessidade de levar à frente essa iniciativa.

“Se já tivéssemos aberto a caixa preta da Coelba, poderíamos ter uma série de argumentos para lutar legalmente contra esse aumento, mas, infelizmente, temos deputados na Assembleia Legislativa que preferem enterrar a CPI ao invés de deixar de lado a pequena política e tratar dos anseios e necessidades do povo baiano, povo que esses parlamentares juraram defender”, alfinetou Tum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.