China critica ‘acusações infundadas’ dos EUA sobre sua política anti-Covid

País asiático enfrenta pior surto da doença e resistência da população a políticas de confinamento

A China manifestou “forte insatisfação” com os Estados Unidos na noite de sábado (9) após autoridades americanas expressarem preocupação em relação às políticas de contenção da Covid no país asiático.

Na véspera, o Departamento de Estado dos EUA havia autorizado funcionários não essenciais de seu consulado em Xangai a deixarem a cidade, que impôs um lockdown para conter seu pior surto de coronavírus desde o início da pandemia.

O governo americano também aconselhou cidadãos do país a reavaliar viagens à China devido à “aplicação arbitrária de leis locais e de restrições anti-Covid”. Já no sábado, um porta-voz da embaixada dos EUA em Pequim disse em comunicado que a missão diplomática havia levado às autoridades chinesas suas preocupações em torno das políticas de controle da doença.

A reação da China veio em um comunicado do porta-voz da chancelaria chinesa, Zhao Lijian. “Expressamos forte insatisfação e firme oposição às acusações infundadas dos EUA em seu comunicado contra a política da China de prevenção da pandemia.”

A chancelaria chinesa disse ainda que a política anti-Covid do país é “científica e efetiva” e que as autoridades locais têm prestado assistência a funcionários de missões diplomáticas estrangeiras.

O confinamento em Xangai foi imposto às pressas e incluiu a prática de separar crianças infectadas de suas famílias e levá-las para centros de quarentena, política que foi revertida após críticas da população.

Moradores da cidade mais populosa da China, com 26 milhões de habitantes, também relatam dificuldades para comprar alimentos, ainda que o governo distribua kits de comida para os habitantes.

O Exército de Libertação Popular, nome das Forças Armadas do país, despachou mais de 2.000 médicos de seus quadros para auxiliar na realização de testes de detecção de Covid na população da cidade. Além disso, outros 38 mil médicos civis e enfermeiros de diferentes províncias foram enviados por Pequim.

A China registrou um recorde de quase 25 mil casos de Covid no sábado. O número é baixo para os padrões de contágio em países do Ocidente, mas representa um desafio para a política de Covid zero adotada pelo país asiático. A China contabilizou oficialmente, até agora, 4.638 mortes por Covid.

Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.