Aras abre representação contra Kim Kataguiri por contrato com fundação

Foto: Ricardo Matsukawa/UOL/Arquivo

O procurador-geral da República, Augusto Aras, entrou com representação contra o deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) pela acusação de suposto uso irregular de sua verba parlamentar para contratar uma pesquisa da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), ligada à USP.

A contratação, no valor de R$ 50 mil, teve como objetivo fazer uma avaliação econômica do projeto de lei que alterava o licenciamento ambiental, do qual Kataguiri era relator. O caso foi revelado pela revista Veja.

A argumentação de Aras é de conflito de interesses, baseada numa acusação do Ministério Público de 2020 que apontava o MBL (Movimento Brasil Livre), entidade à qual o parlamentar está ligado, como tendo atuado na contratação de um aliado pela fundação.

Ao Painel, o deputado disse que o real objetivo de Aras é perseguir adversários. “No mesmo dia em que ele acha que não tem nada para incriminar o Bolsonaro no caso do MEC, em que o governo admite a atuação irregular de pastores, ele abre uma investigação sobre um estudo de interesse público, feito por instituição respeitada como a Fipe”, disse Kataguiri.

O caso foi posteriormente arquivado, com a rejeição da denúncia do Ministério Público contra o movimento.
Fábio Zanini, Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.