Ala do União Brasil anuncia Bivar à Presidência 12 dias após filiação de Moro

Doze dias depois de o ex-juiz Sergio Moro anunciar filiação ao União Brasil, a liderança do partido na Câmara apontou o nome do presidente Luciano Bivar (PE) como pré-candidato à Presidência, em decisão que teria apoio unânime da bancada.

O anúncio foi feito no final da tarde desta terça-feira (12) pelo líder da legenda na Casa, Elmar Nascimento.

“Nós entendemos que [Bivar] tem todas as qualificações para liderar não só o nosso partido, mas todos os outros partidos do centro democrático que têm conversado nos últimos tempos”, afirmou Nascimento.

O nome do ex-ministro enfrentava resistência dentro do União Brasil. Moro trocou o Podemos pelo partido na reta final do prazo de filiações para as eleições e, em um primeiro momento afirmou que havia desistido provisoriamente da corrida presidencial em nome da busca de uma unidade das legendas de centro-direita e de direita. Nesse cenário, o ex-juiz do Paraná seria candidato a deputado federal ou a senador por São Paulo.

Em seguida, porém, recuou da desistência e afirmou que mantinha sua pré-candidatura, o que levou o grupo liderado por ACM Neto a anunciar que iria impugnar sua filiação. No dia 2, o partido desistiu de questionar a filiação de Moro, mas ressaltou que o projeto político do ex-juiz é em São Paulo.

Segundo Elmar Nascimento, haverá uma reunião da comissão instituidora do partido na quinta-feira para debater a decisão da bancada.

“Nós esperamos homologar também a unanimidade, como foi na bancada, dessa indicação”, afirmou. “Será uma das primeiras candidaturas que são postas de forma oficial por deliberação de todos os agentes políticos de nosso partido e ratificada pela nossa comissão executiva instituidora”.

O deputado disse que o nome de Bivar era irrevogável. “Ele tem todas as qualificações. Nas últimas eleições presidenciais ele foi o que enxergou na candidatura do presidente Jair Messias Bolsonaro aquela que era recepcionada das expectativas do povo brasileiro”, afirmou.

Danielle Brant/Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.