'Quem impor zona de exclusão aérea estará participando do conflito', alerta Putin


Foto: EPA
Putin fez declarações em encontro com comissários de bordo da empresa aérea russa Aeroflot, que foi alvo de sanções

O presidente russo, Vladimir Putin, descreveu as sanções impostas por nações ocidentais por sua invasão da Ucrânia como "semelhantes a uma declaração de guerra". "Mas graças a Deus não chegou a isso", acrescentou. Putin também alertou que qualquer tentativa de impor uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia seria vista como participação no conflito armado.

Uma zona de exclusão aérea refere-se a qualquer região do espaço aéreo onde foi estabelecido que certas aeronaves não podem voar.

Em um contexto militar, é decretada para impedir que aeronaves entrem no espaço aéreo proibido, geralmente para evitar ataques ou vigilância de uma região.

A zona de exclusão aérea precisa ser controlada por meios militares. Isso pode significar vigilância, ataques preventivos contra sistemas defensivos ou até mesmo derrubando aeronaves que entram na área restrita.

Uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia significaria que as forças militares — especificamente as forças da aliança militar Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) — se envolveriam diretamente com qualquer avião russo avistado nos céus e o atacariam, caso fosse necessário.

Putin disse ainda que não tem planos de declarar lei marcial na Rússia.

Em um encontro com comissários de bordo da empresa aérea russa Aeroflot, que foi alvo de sanções, exibido em rede nacional, o presidente russo disse que a medida só seria tomada em "casos de agressão externa, em áreas definidas de atividade militar".

"Mas não temos essa situação e espero que não tenhamos uma", disse ele.

Houve rumores de que Putin planejava declarar a lei marcial - que é quando a lei civil normal é suspensa ou os militares assumem o controle das funções do governo.

Ele disse que existem outros estados de emergência especiais que podem ser usados no caso de uma "ameaça externa de grande escala" - mas que ele também não tem planos de introduzi-los.

https://www.bbc.com/portuguese/internaciona

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.