O PSDB, além de fiel, tem quadros qualificadíssimos para a vaga de vice, diz Tiago Correia

O deputado aproveitou para cutucar os adversários políticos: "Os senadores Wagner e Otto desistiram porque sabem que a eleição será muito dura"
O deputado estadual Tiago Correia (PSDB) avalia que a chegada do PP ao grupo liderado pelo ex-prefeito ACM Neto (União Brasil) na corrida pelo Palácio de Ondina “entusiasma”, apesar da possível perda de espaços do seu partido na composição da chapa.

Os tucanos baianos defendem ferrenhamente o nome do atual prefeito de Mata de São João, João Gualberto (PSDB), para a vaga de vice de Neto. Agora, com a escolha do vice-governador João Leão (PP) para o Senado e com Marcelo Nilo (sem partido) correndo com força para a vice, fica uma certa indefinição no grupo.

“A chegada do PP ao grupo nos entusiasma ainda mais. O partido é um dos maiores do país e da Bahia, e vem com toda sua força apoiar o ex-prefeito ACM Neto. Somos um grupo unido, e a melhor decisão para a chapa majoritária será tomada em conjunto, envolvendo todos os partidos da base aliada, inclusive o PSDB, que já mostrou diversas vezes que é fiel e tem quadros qualificadíssimos, como o prefeito de Mata de São João, João Gualberto, o nosso nome para integrar a chapa como vice-governador”, diz.
Segundo o parlamentar, que tentará um novo mandato na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) em outubro, os adversários do seu grupo “estão perdidos nesse processo” eleitoral. “O PT está completamente perdido neste processo. Coloca um pré-candidato a governador que não teve o nome trabalhado sequer dentro do próprio partido. Secretário de uma pasta responsável pela pior educação do nosso país. Somos campeões em analfabetismo adulto, piores índices no Ideb”, lembra.

Confira a entrevista na íntegra:

Política Livre: Como o senhor vê a possibilidade de Geraldo Alckmin, ex-PSDB, ser vice na chapa encabeçada por Lula?

Tiago Correia: Mostra que até o PT, adversário histórico do PSDB, enxerga bons quadros no nosso partido, ao ponto, inclusive, de convidá-lo para ser candidato a vice-presidente.

Por candidatura única e ampliação de bancadas, o PSDB, o MDB e o União Brasil seguem avançando em um acordo que permita aos partidos lançarem, juntos, um candidato único à presidência da República em 2022. João Doria, então, pode abrir mão da sua candidatura. A ideia é positiva na avaliação do senhor?

Sim, acredito que uma terceira via unificada tem mais chance de vitória. A política precisa de diálogo. É necessário que as ideias sejam debatidas e propostas para o Brasil e, claro, quem estiver melhor posicionado terá o apoio dos partidos que formarem essa aliança.

Há chances de o senhor apoiar Bolsonaro ou Lula no primeiro turno das eleições deste ano?

Acredito fielmente na viabilidade de uma terceira via que unifique nosso país. Precisamos é de união e não de guerra, ódio e desavenças.

Jerônimo Rodrigues na cabeça de chapa ao governo no grupo oposto ao do senhor. Como examina esse quadro?

Mostra que o PT está completamente perdido neste processo. Coloca um pré-candidato a governador que não teve o nome trabalhado sequer dentro do próprio partido. Secretário de uma pasta responsável pela pior educação do nosso país. Somos campeões em analfabetismo adulto, piores índices no Ideb. Foram tantas trocas de secretários que o secretário Jerônimo sequer teve tempo de melhorar esses índices. Ainda não conseguiu montar um portfólio de resultados.

A candidatura de ACM Neto sai ganhando com a desistência de (Jaques) Wagner e Otto (Alencar) (como candidatos ao governo)?

Os senadores Wagner e Otto desistiram porque sabem que a eleição será muito dura. Não querem no currículo uma possível derrota para ACM Neto. Tanto que, no improviso, o grupo teve que escolher o plano J, de Jerônimo.

Com a entrada do PP na base de ACM Neto, as chances do PSDB integrar a chapa reduzem?

A chegada do PP ao grupo nos entusiasma ainda mais. O partido é um dos maiores do país e da Bahia, e vem com toda sua força apoiar o ex-prefeito ACM Neto. Somos um grupo unido e a melhor decisão para a chapa majoritária será tomada em conjunto, envolvendo todos os partidos da base aliada, inclusive o PSDB, que já mostrou diversas vezes que é fiel e tem quadros qualificadíssimos, como o prefeito de Mata de São João, João Gualberto, o nosso nome para integrar a chapa como vice-governador.

O PSDB se sente contemplado hoje na gestão de Bruno Reis?

Fazemos parte da gestão desde o início do governo do ex-prefeito ACM Neto. Hoje ocupamos a secretaria da Educação, uma das mais importantes do município, que vem apresentando sucessivas melhoras nos índices de Educação da nossa capital, servindo de exemplo para outras capitais.

Mateus Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.