Ipiaú: Prefeitura incentiva agricultores a produzir cacau de qualidade para fabricação de chocolate

Objetivando incentivar os agricultores da região do Cajueiro a produzirem um cacau de boa qualidade, voltado à produção do chocolate, a Prefeitura de Ipiaú, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente ( SEMA), em Parceria com Sindicato Rural realizou na última terça-feira, na região do cajueiro uma atividade demonstrativa sobre fermentação de amêndoa de cacau.
O evento foi conduzido pelo médico, cacauicultor e chocolateiro, Valnei Pestana, atual e Presidente do Sindicato Rural de Ipiaú e Secretário Geral da Câmara Setorial do Cacau e Chocolate. Na oportunidade alertou os produtores locais quanto à possibilidade de se produzir um cacau de melhor qualidade voltado para a fabricação do chocolate e com isso obter mais rendimento e valorização.

Ao comentar sobre o encontro, Valnei Pestana disse: “Foi um momento de motivação. Mostramos que o cacau vem ganhando cada vez mais força na comunidade internacional e que é necessário está sempre acreditando na realização do seu cultivo e no fortalecimento de toda a cadeia produtiva. Nossa participação foi no sentido de aproximar os agricultores da perspectiva de ter um produto mais valorizado ”.

Nesse foco de fortalecimento da economia e de toda a cadeia produtiva do cacau com a produção de chocolate de origem, o Presidente do Sindicato Rural de Ipiaú explicou da importância da fermentação do produto como etapa essencial para a obtenção de amêndoas de boa qualidade. “O cacau fermentado de forma adequada intensifica a liberação de aromas e sabores no chocolate”.

OUTRAS CADEIAS PRODUTIVAS
O titular da SEAMA, Poleandro Silva, ressaltou que a parceria com o Sindicato Rural de Ipiaú também visa fortalecer outras cadeias produtivas, dentre as quais a fruticultura e a apicultura. “Foi com esse objetivo que envolvemos nessa parceria a comunidade do Cajueiro. Estamos implantando o Curso do Pro-Senar que visa promover a mudança comportamental através da profissionalização dos agricultores locais. Desse modo eles ganharão mais qualificação e assistência técnica que implicará na ampliação do rendimento, melhor produtividade, gestão eficiente e incremento tecnológico das suas propriedades. (José Américo Castro/Dircom PMI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.