Grupo de juristas divulga carta de apoio à inclusão de Moema na chapa majoritária governista

Foto: Elói Corrêa/GOVBA/Arquivo/Prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT)

Um grupo de juristas lançou nesta quinta-feira (3) uma carta em apoio à candidatura da prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), para uma das vagas na chapa majoritária governista. O apoio ao nome da petista para substituir o senador Jaques Wagner, que anunciou desistência na segunda-feira (28), vem também em um momento em que o PT discute internamente o lançamento de uma candidatura própria ao governo, ainda que o governador Rui Costa e o secretário estadual de Relações Institucionais, Luiz Caetano, apontem o senador Otto Alencar (PSD) como o melhor nome para o grupo.

“Os juristas que subscrevem esta carta, vista a rápida e intensa dinâmica posta para a escolha das candidaturas à chapa majoritária baiana, levando em consideração a recente desistência do ex-governador Jaques Wagner, entendem como necessário o lançamento da pré-candidatura de Moema Gramacho para uma das vagas da chapa majoritária do campo que vem há quase vinte anos depois transformando a Bahia”, diz o trecho inicial da carta. Fontes deste Política Livre dizem que a prefeita está animada com a ideia de substituir Wagner na majoritária – tanto ela quanto Caetano, ainda antes da desistência de Wagner, tiveram os nomes avaliados em sondagens internas.

Os juristas destacam na carta a trajetória de Moema como parlamentar, sindicalista e defensora de bandeiras ligadas aos direitos humanos, combate à fome e defesa de direitos das mulheres. “Como prefeita de Lauro de Freitas, criou a primeira secretaria municipal da mulher do Brasil, e implantou orçamentos participativos, dialogados bairro a bairro com a população sobre as ações do executivo municipal”, subscrevem os juristas.

“Assim, respeitados todos os outros nomes que se propõem a igualmente defender as necessárias premissas do fortalecimento da defesa da democracia, da independência dos Poderes e da defesa dos direitos humanos, consideramos fundamental a inclusão de uma mulher na chapa, e dentre tantas tão valorosas, Moema Gramacho o nome mais bem colocado para disputa de um cargo na chapa majoritária”, diz o trecho final da missiva.

Leia a íntegra da carta.

Davi Lemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.