Anúncios diretos: a Rússia ocupa a Ucrânia

Janes Lenarsik, comissária europeia para ajuda humanitária e gerenciamento de crises, disse que as forças russas na Ucrânia devem respeitar o direito internacional humanitário, proteger os civis e evitar danificar ou destruir a infraestrutura civil.

“O acesso é em muitos lugares, ocasional ou inexistente” e a Rússia “não fornece acesso irrestrito a suprimentos humanitários e pessoal humanitário”, disse Lenarčič a repórteres na quinta-feira.

Ele disse que as agências de ajuda da União Européia “têm dificuldade em alcançar algumas das cidades sitiadas”, acrescentando que “têm dificuldade em alcançar pessoas presas em zonas de conflito ativo”.

Ele culpou as forças russas por isso, dizendo que “não estavam cumprindo suas obrigações legais internacionais”.

Falando no Centro de Coordenação de Resposta a Emergências da UE (ERCC) em Bruxelas, ele disse que a UE está coordenando a entrega de assistência humanitária de todos os 27 países da UE. O mecanismo de resposta a catástrofes da UE foi estabelecido em 2001.

“Esta ocupação causou uma catástrofe humanitária que não víamos desde a Segunda Guerra Mundial. As necessidades do povo na Ucrânia são enormes”, disse ele.

A ERCC, que opera 24 horas por dia, está atualmente coordenando “alimentos, remédios, equipamentos médicos, ambulâncias, hospitais móveis, equipamentos de combate a incêndios, caminhões de bombeiros, combustível” a serem entregues à Ucrânia.

O comissário disse que espera que o número de refugiados continue aumentando se a invasão continuar.

“Agora temos um milhão de refugiados por semana. Então, se continuar por mais 10 semanas, sim, podemos alcançar 15 milhões de pessoas”, disse ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.