PSOL destoa do PT e critica ditadura da Nicarágua e perseguição a opositores

Foto: Zanone Fraissat/Arquivo/Folhapress

Enquanto o PT evita críticas à ditadura nicaraguense, o PSOL soltou nota na semana passada em solidariedade a ativistas perseguidos pelo regime de Daniel Ortega.

“Nos solidarizamos com o povo nicaraguense que luta em defesa dos princípios originais da Revolução Sandinista”, diz o partido.

A nota foi motivada pela condenação da ativista Dora Maria Téllez, uma das figuras históricas da revolução que levou Ortega ao poder pela primeira vez, em 1978. Atualmente, ela faz oposição ao governo.

“Dora Téllez foi uma das principais mulheres na liderança da Revolução Sandinista e teve papel importante na tomada do Palácio Nacional de Manágua em 1978, sendo ainda ministra do governo Ortega. Hoje ela responde a um processo jurídico arbitrário motivado pela perseguição política do governo Ortega/Murillo”, diz a nota, fazendo referência também à mulher do ditador e atual vice-presidente, Rosario Murillo.

Já o PT chegou a soltar uma nota no ano passado celebrando a reeleição de Ortega, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva relativizou a ditadura no país numa entrevista.

Fábio Zanini/Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.