Cidadania define no dia 15 se formará federação com o PSDB, diz Joceval

Foto: Divulgação / Arquivo

O vereador e presidente estadual do Cidadania, Joceval Rodrigues, disse que somente no dia 15 de fevereiro o partido decidirá se formará uma federação partidária com o PSDB – também foi avaliada a federação com o Podemos, que tem Sérgio Moro como pré-candidato à presidência da República. Na reunião realizada na manhã de terça-feira (1º), os 21 membros da executiva do Cidadania ficaram divididos: dez votaram a favor e dez contra a aliança com o PSDB por quatro anos, segundo as normas da federação; o ex-senador Cristovam Buarque se absteve, pois é contrário à formação dessa modalidade de aliança.

“No dia 15, o partido definirá com quem irá federar: se será com o PSDB, com o Podemos. O que houve na executiva nacional foi somente uma consulta; são dos diretórios estaduais que decidem isso em reunião conjunta”, disse Joceval Rodrigues. Cada estado tem, como explicou, três representantes com direito a voto no diretório nacional. Também na consulta à executiva nacional, foi rejeitada a proposta de federação com o Podemos: 9 votos favoráveis, 11 contrários e uma abstenção, de Cristovam Buarque. Também discute-se no Cidadania, herdeiro político do PPS, a federação com o PDT, do presidenciável Ciro Gomes.

Na segunda-feira (31), a executiva nacional do Podemos, por sua vez, aprovou iniciar discussões para uma federação com o Cidadania. O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, quer a federação com os tucanos que, por sua vez, aprovaram o início das conversações no final de janeiro.

Davi Lemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.