Rui segue à frente das ações de apoio aos municípios atingidos pelas chuvas

Foto- GOVBA
Nesta segunda-feira (27), o governador Rui Costa segue à frente das ações de apoio às cidades atingidas pelas chuvas e resgate de vítimas, atuando diretamente do gabinete avançando montado em Ilhéus. Pela manhã, acompanhado da primeira-dama do Estado, Aline Peixoto, Rui visitou os municípios de Itororó e Itapetinga e sobrevoou a região para verificar o trabalho de socorro, composto por 153 bombeiros e policiais militares.
As forças baianas operam na região com apoio de agentes do Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba e Sergipe, além da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Vinte viaturas, 10 aeronaves, oito botes e um barco também foram mobilizados.


Rui agradeceu o apoio recebido de outros estados para ajudar na operação. “Eu quero agradecer o esforço de todas as equipes, inclusive dos voluntários que estão ajudando. Também quero agradecer aos governadores que estão ajudando. Nossa prioridade no momento é resgatar as pessoas que estão em risco. Estamos com helicópteros operando nas diversas cidades, resgatando as pessoas. Infelizmente, ontem [26], não conseguimos acessar as regiões mais altas e montanhosas por causa do mau tempo e da falta de visibilidade, mas já retomamos as ações hoje pela manhã”, afirmou Rui, que está no sul da Bahia desde a manhã deste domingo (26).

Além do Corpo de Bombeiros (CBMBA), Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) e da ajuda vinda de outros estados, o apoio às ações — que começaram no dia 8 de dezembro, quando as enchentes atingiram o extremo sul —, inclui a Casa Militar, secretarias de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Desenvolvimento Urbano (Sedur), Comunicação Social (Secom), Casa Civil, Infraestrutura (Seinfra), Saúde (Sesab), Administração (Saeb), Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Desenbahia e todas as outras instâncias estaduais, que se encontram em mobilização permanente.

O pátio do aeroporto de Ilhéus está sendo utilizado como base para as 10 aeronaves que atuam no salvamento de pessoas e também para a distribuição de medicações, alimentos e água em municípios como Ibicaraí, Itajuípe, Itapitanga, Coaraci, Camamu, Canavieiras, Igrapiúna, Itacaré, Maraú, Una, Uruçuca, Itambé, Itororó, Itapetinga e Dário Meira.

Além de Ilhéus, o governador implantou postos avançados em Itapetinga, Vitória da Conquista, Ipiaú e Santa Inês para facilitar o trabalho dos bombeiros e dar mais celeridade e eficiência às ações em outras regiões. Até o momento, o Corpo de Bombeiros confirmou 18 mortes em decorrência das chuvas.

Linhas de crédito

Nesta segunda-feira (27), Rui também anunciou que a linha de crédito para comerciantes que tiveram seus negócios destruídos pelas chuvas no sul e extremo sul será estendido para as outras regiões da Bahia que foram afetadas. O projeto de lei, enviado pelo governador e aprovado na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) no dia 14 de dezembro, prevê a liberação de R$ 20 milhões em financiamentos. Os empréstimos de até R$ 150 mil não terão cobrança de juros. Já nos empréstimos feitos acima desse valor incidirá a taxa CDI (Certificado de Depósito Interbancário). O prazo para pagamento será de até 48 meses, com 12 meses de carência.

“Vamos replicar o que fizemos no extremo sul e no sul, com o apoio aos segmentos rurais, urbanos e aos comerciantes, com uma linha de crédito através da Agência de Fomento do Estado da Bahia [Desenbahia]. É um crédito sem juros para que comerciantes possam recomeçar as suas vidas. A chuva causou um grande estrago, mas, com a força e a energia do povo da Bahia, vamos começar a reconstruir esses locais”, disse.

Rui acrescentou que serão realizadas parcerias com os municípios atingidos para a reconstrução das casas em áreas mais altas. “Vamos reconstruir essas casas fora do alcance da água, para que, no futuro, a tragédia não se repita”.

Arrecadação

As Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), instituição presidida pela primeira-dama do Estado, Aline Peixoto, estão arrecadando alimentos não perecíveis, água, roupas e materiais de higiene e limpeza para ajudar as famílias atingidas pelas enchentes. Na noite de domingo (26), dois caminhões carregados com 825 cestas básicas, colchões e outros mantimentos saíram da sede das VSBA, localizada no Campo Grande, em Salvador, em direção à região sul para serem distribuídos. Quem quiser ajudar pode entregar os materiais citados diretamente na sede das VSBA, das 8h às 20h.

Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.