Produtores rurais baianos sofrem com falta de acesso e temem estiagem após a chuva

Foto: Isac Nóbrega/PR/Arquivo
As fortes chuvas que atingem a Bahia, principalmente o sul do Estado, dificultaram o acesso dos produtores rurais às plantações. Além dos alagamentos, estradas e pontes foram destruídas.

Segundo Suzana Viccini, presidente do Mulheres do Agro Oeste da Bahia, as chuvas impossibilitaram a aplicação de defensivos e prejudicaram a floração.

“Se conseguirmos aplicar, vai tudo para o solo e não para a planta”, afirma. Produtores projetam queda significativa na próxima colheita.

Os agricultores temem ainda que ocorra uma forte estiagem após as tempestades, retardando a recuperação das plantações.

Odacil Ranzi, presidente da Aiba (Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia) diz que, no momento, os esforços estão todos voltados a atender os mais atingidos pelas chuvas, levando alimentos, roupas e produtos de higiene. Depois, afirma Ranzi, o foco será montar uma força tarefa para recuperar as plantações perdidas.

As tempestades são reflexo do fenômeno climático La Niña e do aumento da temperatura das águas no oceano Atlântico. Apesar de comuns nesse período do ano, os temporais registram intensidade e duração atípicas. A Bahia segue em estado de alerta, já que há previsão de mais chuva nos próximos dias.
Joana Cunha/Folhapress/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.