Instituições de ensino condenam e pedem suspensão de leilão do prédio do Arquivo Público da Bahia: ‘Operação ilegal’

Foto: Divulgação/Arquivo

A Faculdade de Arquitetura da UFBA (FAUFBA), o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA (PPG-AU) e o Mestrado em Conservação e Restauração de Monumentos e Sítios Históricos (MP-CECRE) se manifestam, neste domingo (8), contra leilão do prédio que abriga o Arquivo Público do Estado da Bahia (Apeb).

As instituições viram o anúncio do leilão em diversos veículos de notícia com “surpresa”. Nas redes, em nota, a FAUFBA, a PPG-AU e o MP-CECRE condenaram: “O imóvel tem importância ímpar para pesquisadores de todo o Brasil, sendo também referência como patrimônio histórico arquitetônico nacional, tombado desde 1949 pelo Iphan”

“Segundo o Decreto-lei nº 25 de 1937 um edifício tombado em nível federal pelo Iphan, e que pertence ao poder público, não pode ser privatizado, o que torna a operação ilegal. Recém restaurada, a Quinta do Tanque deve permanecer como bem público e não é alienável”, defenderam as unidades.

“Neste sentido, a FAUFBA, o MP-CECRE e o PPG-AU se unem a outras entidades da sociedade baiana e nacional, tais como o Instituto de Ciência da Informação da UFBA (ICI), repudiando com veemência tal possiblidade e manifestando-se pela suspensão imediata do referido leilão”.
Confira a publicação:

O assunto ganhou as redes sociais, com uso das hashtags “preserveOPatrimonioNacionalApeb, #naoAoLeilaodaQuintadoTanque e #salveoApeb.

Mateus Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.