Secretaria de Saúde implantará serviço de tele espirometria em Ipiaú

Foto: Divulgação/Prefeitura de Ipiaú/Dircom
Brevemente Ipiaú terá mais um importante serviço na Atenção Primária à Saúde. O município foi selecionado pelo Ministério da Saúde para participar do projeto de Tele Espirometria que atenderá pacientes com necessidade de uma avaliação para doenças respiratórias. Com este objetivo a servidora da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Elisa Soares Souza, está participando de um treinamento na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.

A Secretária Municipal de Saúde, Laryssa Dias, explica que após o curso a profissional ficará capacitada para executar o exame utilizado para diagnosticar doenças respiratórias crônicas, inclusive em pacientes pós-covid com avaliação de risco cirúrgico ou em outras patologias, como a asma ou a doença pulmonar obstrutiva crônica. O município será contemplado com um equipamento de espirometria portátil.

Também conhecido como teste de sopro, é um exame que mede a função pulmonar, quando se avalia os volumes e fluxos de ar que entram e saem do pulmão. Utiliza-se um aparelho no qual a pessoa assopra em um bocal, chamado espirômetro, e avalia-se o fluxo e a quantidade de ar que sai dos pulmões.

A espirometria será realizada em uma unidade da rede municipal de saúde e os dados serão enviados para a equipe médica da UFMG, que ficará responsável pela emissão dos laudos.

Poucos municípios baianos disponibilizam deste exame em sua rede l de saúde e Ipiaú estará entre eles. “Dessa forma implantaremos mais um serviço de saúde importante no município facilitando o acesso aos nossos usuários. Seguimos firmes buscando melhorar cada dia mais a saúde da nossa comunidade”, ressaltou a secretária.

José Américo Castro: Prefeitura de Ipiaú/Dircom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.