TER 24 CPI ouve Emanuel Catori, sócio da Belcher Fonte: Agência Senado


 Emanuel Catori admite participação em licitações no DF, mas nega fraudes

Emanuel Catori admitiu que a empresa Belcher participou de várias licitações no Distrito Federal e saiu vencedora de uma para venda de máscaras. Ele também confirmou que a empresa participou de licitação para compra de testes covid, mas negou que a Belcher tenha combinado valores com outros participantes, objeto de investigação da Operação Falso Negativo. O relator, Renan Calheiros (MDB-AL), disse que a Belcher alega que uma empresa teria usado o nome da farmacêutica para participar do processo.

— Caso absolutamente inédito na historia das licitações — apontou Renan.

Catori diz que valor da vacina já previa custos com logística e frete

Renan Calheiros considerou “estranha” a diferença de preço da Convidecia, cuja dose custaria de 70% a mais que a da Janssen — ambas com dose única de aplicação. Segundo Emanuel Catori, o valor da dose a US$ 17 já incluiria todos os custos de entrega no Brasil, como frete e logística, o que, de acordo com ele, não estava previsto nas tratativas com a Janssen.

Imagem do post catori-diz-que-valor-da-vacina-ja-previa-custos-com-logistica-e-frete

A CPI reproduziu uma live de março passado, entre Emanuel Catori e os empresários Luciano Hang, Alan Eccel e Carlos Wizard, anunciando a intenção de comprar vacinas. No vídeo, Hang critica a Lei 14.125, de 2021, que disciplinou a importação de imunizantes pela iniciativa privada.

Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apontou uma contradição entre a declaração de Hang e a fala inicial do depoente, segundo a qual o processo de compra fora possibilitado exatamente por essa lei. Catori não soube explicar essa contradição, limitando-se a dizer que nunca teve relação comercial com

Fonte: Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.