Bolsonaro aguarda momento para não cumprir decisão do Supremo, diz site

Foto: Eduardo Anizelli/ Folhapress
O presidente Jair Bolsonaro, na escalada de tensão entre o Planalto e o Judiciário, está esperando uma ordem do Supremo Tribunal Federal (STF) para que ele possa descumprir e ensejar, de fato, uma ruptura institucional que atualmente consiste somente em retórica e xingamentos. As informações são do jornalista Fernando Rodrigues, publicadas no site Poder 360.

O caminho para tornar real a crise passa pelas manifestações previstas para o dia 7 de Setembro, que vêm sendo chamadas de “último grito”; por um possível novo pedido de impeachment, dessa vez contra o ministro Roberto Barroso (STF); e na continuidade de admoestações do Judiciário contra bolsonaristas por atos praticados na internet ou na vida real.

Segundo o jornalista, Bolsonaro espera algum ato da Justiça que dependa diretamente dele para ser executado. “Se o entendimento do Planalto for o de que há inconstitucionalidade, o presidente rasgará a ordem e desafiará o Supremo a mandar alguém para prendê-lo. ‘Venham me prender’, dirá Bolsonaro”, relata a coluna de Fernando Rodrigues.

Ainda segundo a coluna, parte da cúpula das Forças Armadas está insatisfeita com as decisões do Supremo, embora muitos militares sejam também críticos do comportamento mercurial de Bolsonaro. “Militares entendem que o Judiciário foi imprudente quando mandou prender bolsonaristas (acham que havia medidas cautelares possíveis) ou ao ter impedido que alguns militantes de direita ou conservadores rentabilizassem seus canais no YouTube”, escreveu o jornalista.

Davi Lemos Foto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.