Fux diz que acertou com Bolsonaro reunião entre presidentes dos Três Poderes

Presidente do STF recebeu Bolsonaro nesta 2ª feira para falar da relação entre Executivo e Judiciário
Sérgio Lima/Poder360/
Presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) ministro Luiz Fux participou de reunião com o presidente Bolsonaro nesta 2ª feira
O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, afirmou nesta 2ª feira (12.jul.2021) que acordou com o presidente Jair Bolsonaro uma reunião com os representantes dos Três Poderes para discutir “balizas sólidas para a democracia brasileira“. O chefe do Executivo e Fux reuniram-se nesta tarde na sede da Corte.

“Convidei o presidente da República para uma conversa diante dos últimos acontecimentos, onde nós debatemos o quão importante para a democracia brasileira é o respeito às instituições, os limites impostos pela Constituição Federal“, disse Fux depois do encontro.

“Ao final, nós combinamos uma reunião entre os Três Poderes para fixarmos balizas sólidas para democracia brasileira tendo em vista a estabilidade do nosso regime político. Foi isso que nós fizemos. Isso é o que compete às minhas atribuições: chamar o presidente e dialogar com ele“, declarou.

O presidente Fux, contudo, não informou quando deve ocorrer o encontro entre os presidentes do Executivo, Judiciário e Legislativo. “Eu vou avisar [quando vai ser]”, disse.

A fala de Fux ocorre depois de Bolsonaro fazer duras críticas ao ministro do STF e presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Roberto Barroso, por causa de divergências sobre a adoção do voto impresso. Bolsonaro também chegou a dizer que as eleições de 2022 poderiam não ocorrer caso o voto impresso não fosse implementado.

Em resposta, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou que “não se pode admitir qualquer tipo de fala, de ato, de menção que seja atentatória à democracia ou que estabeleça um retrocesso”. Nesta 2ª feira, na saída, Bolsonaro afirmou que o Executivo não ultrapassará os limites da Constituição.

“Estamos perfeitamente alinhados, respeitosos para com a Constituição e cada um se policiar dentro do seu poder no tocante aos limites. Nós, do poder Executivo, não pretendemos sair desses limites”, afirmou Bolsonaro. O chefe do Executivo afirmou ter “problema” com apenas um ministro, que seria Barroso. “Ele [Barroso] está tendo um ativismo legislativo que não é concebível a questão do voto impresso, nada mais além disso“, disse.

Bolsonaro também baixou o tom e afirmou que, se o voto impresso não for aprovado pelo Congresso, irá pedir uma contagem pública. “[Se o Congresso não aprovar] daí nós vamos bater na tecla da contagem pública dos votos”, disse. O Poder360

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.