Covid-19: Brasil recebe mais 942 mil doses da vacina da Janssen doadas pelos EUA
![]() |
| Carga com vacinas da Janssen chegou a Viracopos nesta sexta — Foto: Jefferson Barbosa/EPTV |
O Brasil recebeu, na manhã deste sábado (26), um lote com 942 mil de doses da vacina da Janssen contra Covid-19, doadas pelos Estados Unidos, sem relação com o consórcio Covax Facility. A remessa completa o envio de 3 milhões de imunizantes provenientes do acordo com o governo americano. A aeronave pousou no Aeroporto Internacional de Viracopos às 6h29.
Inicialmente, o Ministério da Saúde havia informado que as 3 milhões de doses doadas pelos Estados Unidos chegariam ao Brasil em um único voo. No entanto, a logística foi alterada e a pasta disse que o lote precisou ser fracionado por conta do peso. Por isso, foram enviadas 2,05 milhões de vacinas na sexta-feira (25) e outras 942 mil neste sábado.
Na sexta, a chegada das vacinas da Janssen doadas pelo governo americano teve a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, além do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), e outras autoridades. As 3 milhões de doses serão distribuídas em todas as unidades da federação.
A vacina da Janssen, do grupo Johnson & Johnson, é aplicada em dose única. Ela pode ser armazenada por pelo menos 3 meses, em temperaturas de 2°C a 8°C, equivalente a geladeiras normais. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial do imunizante da Janssen no Brasil em 31 de março de 2021.
![]() |
| Avião com vacinas da Janssen doadas pelos EUA chegou em Viracopos nesta sexta — Foto: Jefferson Barbosa/EPTV |
A doação das 3 milhões de doses ao Brasil é a maior já feita pelo governo americano a qualquer país até agora. O principal assessor do presidente Joe Biden para a América Latina afirmou que a doação ao Brasil reflete "o foco dos EUA para combater a Covid numa das regiões mais afetadas pela pandemia". A intenção da Casa Branca é compartilhar 55 milhões de vacinas em todo o mundo.
Além do lote de doação que desembarca nesta sexta, o Brasil já recebeu 300 mil imunizantes da Janssen na quinta-feira e 1,5 milhão na terça. As doses foram compradas pelo governo brasileiro, que prevê a entrega de 38 milhões provenientes do acordo com a farmacêutica. A vacina começa a ser aplicada no Brasil nesta sexta.
Como é a vacina
Janssen é a vacina desenvolvida pela divisão farmacêutica do grupo Johnson&Johnson, que leva o mesmo nome. O imunizante apresentou eficácia de 66% para os casos moderados a graves, e de 85% para os casos graves.
A eficácia mínima recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Anvisa é de 50%. O imunizante usa a tecnologia de vetor viral e funcionou contra a variante da África do Sul, a mais contagiosa. A companhia diz ter o objetivo de fornecer 1 bilhão de doses da vacina em todo o mundo em 2021.
Prazo de validade ampliado
A chegada das doses da Janssen impacta nas estratégias de vacinação de todo o país. Isto porque os lotes têm prazo de validade até agosto.
A validade inicialmente considerada pelo governo federal era de até 27 de junho. No entanto, uma avaliação técnica da Anvisa identificou que os imunizantes podem ser utilizados até 8 de agosto, desde que armazenados em temperatura de 2° a 8°C.
A agência de regulação sanitária norte-americana (FDA) também já havia prorrogado a validade das doses da Janssen, de três meses para quatro meses e meio.
Como o imunizante é aplicado em dose única, uma aplicação da vacina da Janssen equivale a duas doses das demais vacinas que estão sendo aplicadas no Brasil (Pfizer, CoronaVac e AstraZeneca).
![]() |
| Paraíba recebe mais de 93 mil doses das vacinas CoronaVac e Janssen nesta quinta (24) — Foto: SES-PB/Divulgação |
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Entrevista Amanhã;
OFERTAS PRA ECONOMIZAR DE VERDADE NO DI MAINHA! 🛒🔥
Supermercado Pague Levinho do Bairro ACM
Ofertas do Deus te ama
OFERTAS DE AGOSTO NO AVISTÃO DA CONSTRUÇÂO
CLIO Imagens Odontológicas
Ação Solidária
Ótica São Lucas
Total de visualizações de página
Divulgue aqui sua empresa (73) 9-8200-7563
Sua marca em destaque
RC Crédito
Postagens mais visitadas
- Lídice critica nudez de jovens em ato de Neto e contrapõe: “Jerônimo trouxe Lula e propostas para a Bahia”
- Suspeito morre após confronto com a Polícia Militar em Ibirataia
- UE suspende a partir de quinta-feira (3) importação de carne do Brasil
- Donos de construtora com contratos na gestão pública são presos; suspeitos vão passar por audiência de custódia terça-feira, Por Redação
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/x/B/P4EjHbTaqYRkBrvU6wGQ/vacinas-janssen.jpg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/Q/i/cPVOjwT6C11veGE4gjHQ/vacinas-janssen-2.jpg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/6/n/3DfaeOQ0idGQMpp6a6xQ/jannsen.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário