Praça João Carlos Hohlenwwerger, 06 Tel-(73) 35313567-Ipiaú-BA

Ipiaú: Inicia vacinação de novos grupos contra a covid-19

Foto: Divulgação/Prefeitura de Ipiaú/Dircom
A secretaria de Saúde do município vacina contra a covid-19 pessoas com comorbidades desde 23 de abril, quando iniciou com o grupo de transplantados e pessoas com deficiência permanente. Até esta sexta-feira (14), são 15 grupos de comorbidade que já podem receber a vacina (relação abaixo).

Nesta sexta-feira a vacinação avança no grupo dos profissionais de educação tanto das redes estadual e municipal, como da rede privada, com vacina disponível para aqueles com mais de 40 anos, e continua também a vacinação para os idosos com idade acima de 60 anos.

A vacinação continua ocorrendo segunda-feira a sexta-feira, das 08h às 12h, em sistema drive thru e da forma convencional para quem não chega ao Estádio Pedro Caetano de veículo. A vacinação no Estádio é tanto para quem pode tomar a primeira dose, quanto para segunda dose, se a vacina recebida na primeira dose foi Astrazeneca/Oxford. A segunda dose pela coronavac continua suspensa por conta do desabastecimento desta vacina pelo Ministério da Saúde.

A vacinação segue uma programação especial na zona rural, que acontece em sua maioria em domicílio, sendo que em alguns dias são reservados para vacinação nas Unidades Básicas de Saúde dos distritos. Quem faz parte dos grupos prioritários nesses locais e ainda não se vacinou também pode procurar a Unidade Básica de Saúde mais perto da sua casa para receber o imunizante.

Para se vacinar a pessoa deve apresentar os seguintes documentos: cartão do SUS, CPF, cartão de vacinação, comprovante de residência ou cartão família. Pessoas com comorbidades deve apresentar o relatório médico e profissionais de educação, contracheque ou contrato de trabalho. Os idosos acamados ou com alguma dificuldade de locomoção recebem a vacina em casa. A solicitação deve ser realizada por um responsável, na Unidade Básica mais próxima do seu domicílio.

O último vacinômetro divulgado ontem (14), aponta que 12354 doses da vacina foram aplicadas em Ipiaú. 3181 idosos já estão imunizados e no total de 6112 com idade igual ou superior a 60 anos tomaram a primeira dose. No grupo dos profissionais de saúde são 1238 que receberam primeira dose e, dentre estes, 749 receberam a segunda dose da vacina. Além disso, são 609 pessoas com comorbidades que receberam a primeira dose do imunizante e 21 já completaram o ciclo vacinal, assim como 4 policiais dos 61 que tomaram a primeira dose. A Secretaria de Saúde também já vacinou com a primeira dose 331 profissionais de educação e 48 profissionais de limpeza urbana.

Grupos com comorbidades que já podem se vacinar:

Valvopatias, cardiopatias congênitas no adulto, arritmias cardíacas, miocardiopatias e pericardiopatias, obesidade mórbida, síndromes coronarianas, diabetes em pessoas acima de 40 anos, cirrose hepática, hemoglobinopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteiovenosas, prótese valvares e dispositivos cardíacos implantados, doenças cerebrovasculares (isquêmicos, hemorrágicos ou transitórios) e/ou demência vascular e hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3 e hipertensão arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade para pessoas com idade acima de 40 anos.

Prefeitura de Ipiaú/Dircom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.