Vilas-Boas: “Nesse ritmo vai levar quatro anos para imunizar toda a população”

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O secretario de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, voltou a pedir celeridade no registro de novas vacinas no Brasil. Segundo ele, a dependência da Coronavac dificulta o avanço na imunização da população.

“Nós temos na Bahia uma dependência total do que é fornecido pelo Governo Federal. Das 351 mil doses disponibilizadas, 231 mil já foram aplicadas, cerca de 65,9%. Estamos a passos de tartaruga. O Butantan tem condições de entregar 100 milhões de doses até dezembro. Oito milhões para a Bahia, ou seja, considerando que são duas doses aplicáveis, quatro milhões de pessoas seriam vacinadas em um universo de 15 milhões. Não podemos depender apenas da Coronavac”, explicou.

De acordo com Vilas-Boas, o Senado e a Câmara estão se articulando para modificar dispositivos da lei que autoriza o uso emergencial, mas caso o Brasil não avance no registro de novas vacinas e mantenha o ritmo atual de distribuição pelo Governo Federal, vai levar cerca de quatro anos para que toda a população esteja imunizada.

“A vacinação, se vier doses suficientes, deve ser concluída no meio de 2020. Nesse ritmo que tá aí, nesse ritmo atual, serão quatro anos. Ou o governo federal se vira nos 30 para conseguir autorizar mais vacinas, ou a gente vai ter problemas. Por que quanto mais tarde vacinar a população todas, mais vírus mutantes vão surgir.”

Mário Pinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.