Salvador registra maior ocupação dos leitos de UTI para Covid-19 em seis meses

Foto: Max Haack/Secom

Salvador atingiu o maior número de ocupação dos leitos públicos de UTI Covid-19 desde o dia 4 de agosto do ano passado. As informações, divulgadas nesta sexta-feira (19) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), indicam que, no momento, há 463 pessoas internadas nestes espaços o que equivale a 79% de lotação.

Na última vez que o número havia sido maior que este, há pouco mais de seis meses, havia 474 leitos de terapia intensiva ocupados, o que, na época, representou 68%, uma vez que a cidade dispunha de 692 leitos de UTI para tratamento do novo coronavírus. No cenário atual, a capital possui 589.

Os números reacendem o alerta sobre a saturação do sistema de saúde na capital e no estado. Em Salvador, em meio ao contexto de crise na rede pública, o setor privado está em estado de colapso. De acordo com apuração do Bahia Notícias, os hospitais particulares chegaram a 100% de ocupação dos leitos e colocaram pressão sob a já grave crise gerada pela disseminação do vírus (leia mais aqui).

Ainda em relação à rede SUS do município, a ocupação dos leitos clínicos chegou a 84%. Dos 396 disponíveis, 333 estão ocupados.

À nível estadual, o estado bateu recorde: chegou nesta sexta à maior ocupação dos leitos de UTI desde o início da pandemia, em março do ano passado. São 864 pessoas internadas, de acordo com dados da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Até então, o maior númeri havia sido registrado em 2 de agosto (857 pessoas).

Para tentar frear a disseminação da Covid-19, o governo da Bahia inicia às 22h desta sexta o toque de recolher. A medida proíbe a permanência de pessoas nas ruas entre 22h e 5h, e tem validade, inicialmente, de sete dias.

Em Salvador, o prefeito Bruno Reis (DEM) anunciou a desativação da terceira fase da reabertura das atividades. Com isto, haverá o fechamento de parques públicos (leia mais aqui). A ação é somada à proibição do funcionamento de cinemas e teatros, anunciada nesta semana.
Por: Bahia noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.