Fiocruz envasa primeiro lote da vacina Oxford/AstraZeneca produzida no Brasil

Foto: Divulgação/Bio-Manguinhos/Fiocruz
A Fiocruz é a responsável no Brasil pela produção da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca.

O diretor do Instituto, Maurício Zuma, explicou que o processou começou na segunda-feira (9), com o início do descongelamento do ingrediente farmacêutico ativo (IFA), e que na sexta-feira começou a formulação do lote que será envasado neste sábado (13).

De acordo com a Agência Brasil, serão processadas cerca de 400 mil doses de pré-validação, para garantir que o processo esteja totalmente adequado para a produção da vacina, que seguirão para o controle de qualidade interno do instituto.

O insumo faz parte do lote com 90 litros de IFA recebido pela Bio-Manguinhos/Fiocruz há uma semana, e que são suficientes para a produção de 2,8 milhões de doses. Ainda estão previstas mais duas remessas de IFA em fevereiro, do total de 15 milhões a serem recebidos ainda este mês.

Depois de envasadas as vacinas seguem para o setor de controle de qualidade interno da Bio-Manguinhos, onde uma análise minuciosa deve garantir a sua integridade e segurança. A Fiocruz informou que vai escalonar a produção ao longo dos primeiros meses para manter a meta de 100,4 milhões de doses até julho deste ano.

No segundo semestre não será mais necessária a importação do IFA, que passará a ser produzido em Bio-Manguinhos, após a conclusão da transferência de tecnologia.

A previsão é de que de agosto a dezembro sejam produzidas mais 110 milhões de doses inteiramente na instituição, garantindo autonomia para o país e continuidade da vacinação para toda a população brasileira.
Por: Bahia noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.