Ipiaú: Secretaria de Saúde realiza campanhade combate hanseníase

Foto: Diulgação

Desde 2016, o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro para a conscientização sobre a hanseníase e a cor roxa para pontuar as campanhas educativas sobre a doença que ainda é vista com muito preconceito e desinformação. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está em segundo lugar em número de casos (perdendo apenas para a Índia), concentrando 90% dos registros nas Américas. Em Ipiaú, atualmente, foram registrados seis casos que vem tendo acompanhamento periódico pelas unidades de saúde com suporte do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretária Municipal de Saúde.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Gabrielle Prazeres, informa que a Campanha do Janeiro Roxo, neste município, envolve atividades educativas nas unidades de saúde, busca ativa por parte dos agentes comunitários de saúde e outros procedimentos. Ela ressalta que a equipe da Vigilância Epidemiológica tem desenvolvido um trabalho continuado de educação no sentido de identificar casos dessa doença infecciosa e evolução crônica, que lesiona principalmente a pele e os nervos das extremidades do corpo.

Também conhecida como “lepra”, a hanseníase que é transmitida por uma bactéria, tem cura e o tratamento está disponível nas unidades de saúde pública pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

José Américo Castro/Prefeitura de Ipiaú/Dircom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.