Caps realiza campanha " Janeiro Branco" em Ipiaú para prevenção do adoecimento mental


O Centro de Atenção Psicossocial (Caps I), por intermédio da Secretaria de Saúde e Prefeitura Municipal de Ipiaú, vem realizando a campanha “Janeiro Branco”, que convida as pessoas a refletirem sobre a saúde mental e emocional. 

Com os temas: "Todo cuidado conta" e“ Quem cuida da mente, cuida da vida”, a campanha objetiva promover a conscientização sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional, o qual gera impactos preocupantes. 

Dentre outras atividades o Caps vem realizando o programa Sala de Espera com os pacientes e seus familiares, como meio de intercambiar relatos e experiências, assim como momentos de fortalecimento com os profissionais de saúde. As conversas, nas salas de espera, conduzem as pessoas a refletirem sobre a importância de valorizar a vida, o autoconhecimento, autocuidado e a esperança de dias melhores, e identificar a real importância da saúde emocional. 

A psicóloga Jéssica Bacelar que atualmente responde pela coordenação do Caps, destaca a importância da psicoeducação no sentido de que o assunto saia da invisibilidade e, assim, permita às pessoas a buscarem o que as tornam bem, e consequentemente o que também não às fazem bem. “Não é preciso adoecer para se cuidar”, adverte a coordenadora.

Criada em Uberlândia (MG) em 2014, a campanha Janeiro Branco, que tem como objetivo a conscientização quanto à saúde mental, foi idealizada pelo professor e psicólogo mineiro Leonardo Abrahão. Desde então, inspirou ações em outros Estados. Em 2019, a ação ganhou força após tornar-se lei no Rio Grande do Sul

José Américo Castro

Prefeitura de Ipiaú/Dircom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.