Pazuello diz que vacinas aprovadas pela Anvisa serão distribuídas em até cinco dias

 Expectativa é que a população em geral seja vacinada em 12 meses

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que as vacinas contra a Covid-19 serão distribuídas aos estados brasileiros em até cinco dias assim que forem aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As informações são da CNN Brasil.

A afirmação foi feita ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira (15), após o ministro Ricardo Lewandowski intimar Pazuello a informar a data de vacinação contra o novo coronavírus em até 48 horas.

Apesar da resposta dada ao STF, o ministro da Saúde não especificou uma data para começar a vacinar a população. No documento, Pazuello argumentou que o pré-requisito para o início da vacinação é a aprovação do imunizante pela Anvisa, o que ainda não ocorreu.

De acordo com ele, já existem quatro projetos de vacinas que estão na fase 3 de testes (AstraZeneca, Janssen, Sinovac e Pfizer), no entanto, nenhuma solicitou registro ou autorização para uso emergencial.

“Por fim, é importante lembrar que, até o presente momento, ainda não há vacina disponível para uso imediato no mercado brasileiro, o que, por evidente, é condição para disponibilização da vacina”, escreveu o ministro.

A expectativa, conforme Pazuello, é que a população em geral seja vacinada em 12 meses, no entanto, isso “dependerá, concomitantemente, do quantitativo de imunobiológico disponibilizado para uso”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.