Brasileiros consideram saúde o principal problema do país, aponta Datafolha

Em seguida, aparece o desemprego e a crise econômica

Foto: Reprodução/Sesab

A saúde é o principal problema do Brasil para os moradores do país. É o que aponta um levantamento feito pelo Datafolha.

A área foi citada por 27% dos entrevistados pelo Datafolha, quando consideradas as de responsabilidade do governo federal. Em junho, esse índice era de 19%.

A insatisfação cresce em um ano pandêmico, que registrou quase 200 mil mortos e 7,3 milhões infectados pela Covid-19.

O descontentamento se dá diante da chamada “guerra da vacina”, a disputa entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), em torno dos imunizantes contra o novo coronavírus.

Por enquanto, o Brasil está atrasado na corrida mundial por vacinação e assiste a outros países aplicarem as primeiras doses, inclusive vizinhos sul-americanos e centro-americanos.

Levantamento – Depois da saúde, os brasileiros ouvidos pela pesquisa elegeram o desemprego (13%) e a crise econômica (8%) como problemas que precisam ser superados.

Em novembro, o desemprego bateu novo recorde, atingindo 14 milhões de brasileiros, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Desde maio, no início da pandemia e do isolamento social, aumentou em 4 milhões o número de brasileiros sem emprego, uma alta de aproximadamente 40%.

Segundo a Folha de S.Paulo, o Datafolha ouviu 2.016 brasileiros adultos que possuem telefone celular em todos os estados entre 8 e 10 de dezembro (desde 7 de dezembro, mais de 13 mil pessoas morreram de Covid no país).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.