Eleições 2020: Republicanos está entre os 10 partidos com o maior número de prefeitos

Foto: Arquivo pessoal Rosana da Saúde

Brasília (DF) – O resultado das eleições municipais deste domingo (15) comprovou a força do Republicanos nas urnas em todo o país. A sigla contabilizou o apoio de 5.105.457 eleitores (votação para prefeitos) e ampliou sua presença nas câmaras municipais e prefeituras. Foram eleitos 211 prefeitos, 215 vice-prefeitos e 2.604 vereadores. Os resultados para prefeitos consagram a sigla como a 10º maior bancada de representantes pelo país nas esferas municipais. A sigla elegeu 53 vereadores em 24 capitais e concorrerá no segundo turno, no próximo dia 29 de novembro, em Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ) e São Luís (MA). Também disputará em Sorocaba e Campinas, no estado de São Paulo. Confira o balanço completo AQUI.

O número de prefeitos eleitos pela sigla neste domingo mais que dobrou em relação ao pleito eleitoral de 2016, quando foram eleitos 104. Com isso, o Republicanos ultrapassou agremiações tradicionais da política brasileira, como o PT e o Cidadania (antigo PPS). Para vereadores, o aumento também foi expressivo: foram 2.604 ante a 1.620 eleitos em 2016.

“Tenho honra de fazer parte dessa história, que já soma 15 anos de crescimento contínuo. Com as eleições municipais de ontem (15), acabamos de atingir uma nova marca: dobramos o nosso número de prefeitos no país. Isso só foi possível porque vocês acreditaram no nosso projeto, nos nossos valores e na nossa missão. Saímos dessas eleições ainda mais fortalecidos”, comentou o presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira.

Mulheres na política

O Republicanos também ampliou a representatividade feminina nos espaços de poder com a eleição de 30 prefeitas, 27 vice-prefeitas e 347 vereadoras. O aumento na vereança, por exemplo, ressalta o crescimento do partido em 52% em relação à eleição anterior, em 2016, quando 228 mulheres venceram as eleições. Nas capitais, o partido contará com cinco republicanas nas câmaras municipais: Professora Ana Lúcia no Recife (PE), Ireuda Silva em Salvador (BA), Maria Rosana em São Luís (MA), Sonaira Fernandes (SP) e Tânia Bastos no Rio de Janeiro (RJ). Saiba mais AQUI.

Por Agência Republicana de Comunicação (ARCO)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.